Pesquisa revela: perdoar pode salvar vidas

Escritora e palestrante, Patrícia Cândido sempre esteve certa ao afirmar que a causa secreta das doenças está nas emoções

Avalie a matéria:
| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa brasileira apresentada durante a 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo* comprova: a dificuldade de perdoar está relacionada com a ocorrência de enfarte agudo do miocárdio. Com muita dedicação e trabalho, por quase 20 anos, a filósofa, escritora e palestrante Patrícia Cândido, associa as causas das doenças às emoções. Parece uma grande coincidência, mas não é. A explicação didática de como a mente pode interferir na saúde das pessoas está detalhada no livro Código da Alma, publicado no Brasil pela Luz da Serra e, em Portugal, pela Editorial Planeta.

As convicções de Patrícia que, mais do que nunca, fazem todo o sentido agora, estão presentes no livro. Na parte onde explica sobre o coração parece, até, que estava presente nos estudos comandados pela psicanalista Suzana Avezum, que pesquisou sobre o tema, durante o mestrado na Universidade Santo Amaro, de 2016 a 2019. “O coração é (...) a nossa câmara secreta, a ‘caixa-preta’ onde estão as informações de vidas passadas, pois o que trazemos de herança de outras vidas – laços genéticos ou memória cármica – fica arquivado no campo de energia do nosso coração”, explica Patrícia.

A equação para proteger essa importante parte do corpo humano, de acordo com a autora, é bastante simples: mantê-lo sempre leve. “Quando esse órgão está em desequilíbrio, são reveladas as dores de perda, emoções inferiores, autoritarismo, materialismo excessivo e apego”, observa.

Nos estudos, Patrícia comprova que uma boa alternativa para melhorar a situação do coração é “contemplar a impermanência da vida, praticar o desapego por coisas, pessoas e sentimentos”. Além de aprender a libertar quem lhe magoou e se desprender de fatos passados, atitudes que condizem com o ato de perdoar é um comportamento fundamental para uma jornada mais tranquila.

A cardiopatia é apenas uma das centenas de doenças que a autora descreve na obra. No capítulo “A relação da doença com o seu corpo”, a especialista em temas relacionados à espiritualidade estabelece uma analogia entre o desequilíbrio energético com o aparecimento de alergias, problemas gástricos e intestinais, diabetes, cancros, até Alzheimer e o Parkinson. O livro é um verdadeiro mergulho no universo do poder da mente para a cura integral e a vida em plenitude. Um trabalho, segundo a escritora, que exige conhecimento, dedicação, persistência e uma faxina no cérebro para reprogramá-lo e entender que todos os processos físico-corporais de saúde e de doença estão arraigados no espírito, na mente e nas emoções.

Depois desta imersão com Código da Alma, Patrícia Cândido propõe que o leitor renove as ideias para uma nova perspectiva, mas também o orienta a utilizar esses ensinamentos de maneira complementar, sem nunca interromper um tratamento com medicamentos alopáticos, sem antes consultar um médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES