Pesquisadores exibem esponja que toca música e protótipos com grafeno

O grafeno é o composto mais fino e mais forte conhecido pela humanidade

| Reprodução/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dentro de um cubo de isolamento acústico, raios de luz são disparados à queima-roupa contra uma esponja do tamanho da unha de um dedo mínimo. Um microfone voltado à ação está ligado a duas caixas de som do lado de fora, de onde se toca um barulho distorcido: "Come on baby light my fire", ouve-se. É a banda The Doors. A música está sendo transformada em luz, que é absorvida e convertida em som por uma esponja de grafeno.

O grafeno é o composto mais fino e mais forte conhecido pela humanidade, trata-se de cristais feitos de carbono, como o diamante e o grafite, e tem a espessura de um átomo. Além de tudo, ele é bastante flexível. Com isso, tem potencial para uma ampla gama de aplicações.

Esse é um dos protótipos com o nanocomposto exibidos pela Graphene Flagship, aliança da União Europeia para estimular pesquisa com grafeno no continente e levá-lo ao mercado até 2023. A mostra aconteceu no Mobile World Congress, evento de tecnologia móvel que terminou na última quinta-feira (28), em Barcelona.

A ideia é que essas esponjas musicais cubram paredes inteiras de casas e as transformem em caixas de som. A conversão de música para luz é feita por um programa de computador. Francesco de Nicola, pesquisador do Instituto Italiano de Tecnologia e responsável pela façanha, diz que a luz usada não precisa ser visível aos olhos humanos -ou seja, não precisa transformar a sala de casa numa balada se não quiser. E, sobre a qualidade do som, justifica dizendo que levou uma quantidade muito pequena para a demonstração. O problema não existiria em escala maior, afirma.

O protótipo já está pronto para a produção em massa, diz. Agora, só falta conseguir um investidor. Para isso, estão criando uma startup. Também da área do som vem o único produto baseado em grafeno que já é comercializado. Os fones de ouvido MediaDevil Artisanphonics CB-01 Nanene usam a substância no seu interior. São mais leves que o convencional e o fabricante garante maior qualidade de som. Custam 50 euros (R$ 214).

Outros protótipos, em diferentes estágios de desenvolvimento, incluem tinta e concreto condutores de eletricidade, baterias flexíveis, detector de variação de pressão ultrassensível, tintas sensíveis ao toque (tanto para paredes quanto para tecidos) e supercapacitores (equipamento capaz de armazenar grandes quantidades de energia e liberá-la rapidamente).

No passado, um dos impeditivos para uma adoção mais ampla do grafeno era não conseguir produzir o nanocomposto em massa. Segundo Andrea Ferrari, diretor do centro sobre grafeno da Universidade de Cambridge, já isso é possível. "A questão agora é se é possível produzir grafeno com propriedades específicas para produtos específicos", afirma.

A descoberta de método de extração de grafeno, em 2004, envolvia o uso de fita adesiva sendo colocada repetidamente contra um pedaço de grafite e rendeu prêmio Nobel para Andre Geim e Sir Konstantin Novoselov, em 2010. O segundo estava presente no estande durante a visita da reportagem, na terça-feira (26). Produzia uma instalação de arte usando o composto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES