Pessoas enterradas vivas podem sobreviver por até 36 horas

A sensação é apavorante só de imaginar

Enterro | Reprodução Mega Curioso
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se tem uma coisa que apavora a maioria das pessoas, é a possibilidade de ser enterrado vivo, e o pior é que existem registros de pessoas que, infelizmente, acabaram indo para a cova antes de, bem... morrer. Mas, o que acontece com alguém que — por azar — é submetido a esse tipo de experiência? E mais: quanto tempo um ser humano seria capaz de sobreviver trancafiado em um caixão sob sete palmos de terra? 

Não existe um consenso sobre o tempo que um indivíduo — adulto e saudável — conseguiria se manter vivo em uma situação como essa e, dependendo da fonte consultada, o período pode variar de 10 minutos a algo em torno de 6 a 36 horas. Por outro lado, os cientistas concordam que a sobrevivência depende da quantidade de ar disponível no caixão, então podemos considerar algumas questões para chegar a um período aproximado. A informação é do Mega Curioso.

Variáveis

Segundo Christina Cala, do portal Popular Science, quanto menor for a pessoa enterrada, mais tempo ela conseguirá sobreviver a esse suplício — já que ela ocupará menos espaço no caixão, permitindo que mais ar caiba no ataúde. Além disso, caso se trate de um nadador ou maratonista, o período de sobrevivência pode ser prolongado em 1 ou 2 minutos, graças à maior capacidade pulmonar que permitiria ao sujeito prender a respiração por mais tempo.

Reprodução / Mega Curioso

Os caixões têm medidas padrão e, considerando um com pouco mais de 2 metros de comprimento, por 71 centímetros de largura e 58 centímetros de altura, isso significa que ele dispõe de um volume total de aproximadamente 885 litros — que estariam preenchidos com ar.

Mas, se colocarmos uma pessoa em seu interior — em média, um corpo humano tem volume de 66 litros —, o espaço livre no ataúde cai para perto de 820 litros, dos quais cerca de um quinto (ou 164 litros) corresponderia ao oxigênio. Então, considerando que o enterrado mantenha a calma e consuma meio litro de oxigênio por minuto, isso daria a ele um período entre 5 e 5 horas e meia, mais ou menos, até que todo o oxigênio do caixão acabasse.

O problema é que, nessa situação, a pessoa enterrada viva certamente ficaria extremamente nervosa e empregaria um imenso esforço para tentar escapar — o que a faria consumir o oxigênio mais depressa e, portanto, o ar acabaria antes. Uma vez extinto o oxigênio, o dióxido de carbono se acumularia no interior do caixão, o que levaria o enterrado a primeiro entrar em um estado de sonolência que progrediria para o coma até que seu coração finalmente parasse de bater. Fim.

O pior é que, mesmo que o sujeito consiga escapar do interior do caixão, isso não significa que seus problemas tenham terminado! Não se esqueça que — em teoria — a pessoa se encontra sob sete palmos de terra. E isso é muita terra! Ademais, a terra estará toda compactada, o que significa que não haveria muito ar disponível.

Sem falar que o peso de todo esse material impediria o indivíduo de expandir o peito para inspirar e, mesmo que ele conseguisse, a terra entraria por sua boca e suas fossas nasais, provocando sua asfixia. Portanto, uma coisa é certa: se o cara tiver um enterro convencional, mais cedo ou mais tarde, ele vai acabar morrendo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES