Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Piauí: descubra mais sobre os atrativos do Museu da Natureza

Passado e tecnologia para contar a história

Compartilhe

Por conta da pandemia, ainda não podemos sair por aí para desfrutar das belezas naturais e históricas que engrandecem o Piauí. Entretanto, é possível respeitar as medidas de isolamento e apreciar, de casa, o Museu da Natureza, localizado no entorno da Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Inaugurado no dia 18 de dezembro de 2018, na zona rural do município de Coronel José Dias, Sul do estado, o Museu da Natureza se baseia em quase 50 anos de estudo da região. De forma genuína, alia o passado e tecnologia para explicar sobre as transformações da natureza e a vida animal que já habitou a região.

Grandiosa região do Museu / Fundação Museu do Homem Americano 

Confira o que espera o visitante:

O primeiro do Brasil

Com mais de quatro mil metros quadrados, fora da área de preservação da Serra da Capivara, o Museu da Natureza é o primeiro edifício circular e em espiral completamente planejado com estrutura metálica no Brasil.

Museu em espiral / Superinteressante

Rampa helicoidal

Como um troco de mandacaru, as salas do local formam uma grande rampa helicoidal para representar, no sentido ascendente, a evolução das mudanças geológicas e paleontológicas do planeta.

Rampa helicoidal / Superinteressante

12 salas para uma profunda imersão

Sob curadoria de Marcello Dantas, o Museu da Natureza abriga 12 salas dispostas em espiral onde o visitante desfruta do conhecimento de todo o processo histórico da natureza da região, do surgimento do universo, passando pela era do gelo, fósseis de animais gigantes e a vegetação local. A ideia dessa obra foi da grande arqueóloga Niède Guidon, com projeto desenvolvido pela Fundação do Museu do Homem Americano (Fumdham).

Salas especiais / Fundação do Homem Amercicano

Salas especiais / Fundação do Homem Americano

Interação

É possível interagir com elementos importantes que contam sobre a evolução natural, desde o início da vida até os dias atuais. O museu é didático e interativo e fornece informações e experiências lúdicas para os visitantes.

Interação / Superinteressante

Na voz de Bethânia

Um filme é exibido em um espiral no teto do museu, narrado pela grande voz de Maria Bethania, conta a história do universo e também das intervenções do homem.

Espiral no teto / Superinteressante

Simulador de asa delta

Há um espaço com um simulador de asa delta e óculos de realidades virtuais para recriar um voo livre sobre a região em que está situada o museu.

Simulador / Superiteressante

Grandes animais

A Sala de grandes fósseis da mega fauna brasileira mostra a famosa preguiça-gigante, tigres dente-de-sabre, dentre outros exemplares físicos e virtuais de fósseis marinhos e apresentações da fauna local em uma parede interativa.

Réplica de um esqueleto da preguiça gigante / Divulgação

Sala "gelada"

Famosa nas fotos, o encanto da sala “O infinito da Biodiversidade” é supremo. Ela aproxima o visitante das intensas mudanças climáticas e das diferentes espécies de animais que já habitaram a região já foi tomada de gelo há milhares de anos.

Sala da biodiversidade / Superinteressante

E aí, o que achou? O Museu da Natureza já está na sua lista pós-pandemia?


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar