Piauí poderá receber o título de maior cajueiro do mundo

Em solenidade, os pesquisadores assinaram o documento que será enviado para análise para o Guiness World Records.

Piauí poderá receber o título de maior cajueiro do mundo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De apenas uma castanha que se espalhou por uma área com extensão superior a 8.830 metros quadrados sombreando uma região cercada de riquezas naturais, nasceu o maior Cajueiro do Mundo, Cajueiro Rei com raízes na cidade que homenageia o fruto, Cajueiro da Praia, localizado a 400 quilômetros da capital do Piauí, no extremo litoral norte.  

Buscando comprovar que o Piauí tem o maior cajueiro do mundo, a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia realizou uma solenidade no último dia 10, reunindo autoridades, pesquisadores e moradores da região para demonstrar os dados científicos, que comprovam as medições precisas referentes a dimensão do cajueiro.

Durante solenidade realizada ao lado do Maior Cajueiro do Mundo, os pesquisadores destacaram todo o trabalho realizado para medição do Cajueiro. 

Piauí poderá receber o título de maior cajueiro do mundo

Os pesquisadores utilizaram como ferramenta o Sistema de Informações Geográficas (SIG), utilizando imagens de satélite da árvore, além de softwares que mediram o perímetro e a área ocupada. O Cajueiro de Cajueiro da Praia, mede 8.834 metros quadrados e 732 metros de perímetro. 

Uma medição comprovada e publicada no periódico Internacional Genetics and Molecular Research (GMR), pelos professores radicados nas Universidades Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Os pesquisadores comprovaram cientificamente que o Cajueiro, aqui do Piauí, realmente tem uma área de copa maior do que o cajueiro de Parnamirim (RN) que tem o equivalente a8.500 metros quadrados.

Piauí poderá receber o título de maior cajueiro do mundo

“O Cajueiro do Piauí não tem tronco único. Ao longo do tempo, ele foi se ramificando e estas ramificações foram se enterrando no solo e reemergindo como se fossem novos caules, ressalta o professor e pesquisador da Universidade Estadual do Piauí, Francisco Soares. 

Durante a solenidade, os pesquisadores assinaram o documento que será enviado para análise para o Guiness World Records que deve responder em até 12 dias se o cajueiro piauiense é realmente o maior do mundo.

Esta solenidade é muito importante para todos que fazem parte de nossa cidade, que este mês de dezembro, completa 25 anos de emancipação política, bem como para todo o Estado do Piauí. Hoje, apresentamos ao mundo o maior Cajueiro que existe no planeta. Isso tanto nos honra e principalmente, porque lutamos todos os dias pela sua preservação. O levantamento de dados com medições do cajueiro, revela que a árvore se espalhava por uma área bem grande. O cajueiro conta a nossa história, enfatiza o prefeito Felipe Ribeiro.

Piauí poderá receber o título de maior cajueiro do mundo

De acordo com o secretário municipal de Turismo de Cajueiro da Praia, Thiago Soares, o município está cumprindo todas as etapas impostas pelo Guinness para a tentativa de eleger o Maior Cajueiro do Mundo. Contamos com o apoio da população, autoridades e principalmente, dos professores pesquisadores: Francisco Soares, Wellington Rodrigues, Fabrício Amaral, Sergio Valente, Anderson Mendes, Caio Soares, Mauricio Amaral, e aos demais que contribuíram para o levantamento de dados que comprovam que realmente, o Piauí, o município de Cajueiro da Praia - tem em suas terras, o Maior Cajueiro do Mundo. Nosso Cajueiro  Rei, disse Thiago Soares.

Participaram da solenidade: professores das Universidades Federal e Estadual do Piauí, comunidade, escritores, deputado federal Flávio Nogueira e deputado estadual, Flavio Nogueira Filho, prefeitos de Ilha Grande, Marina Brito e de Nazaria, Osvaldo Bonfim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES