Pinto nasce com quatro patas em criatório no interior do Acre

O pinto recebeu o nome de “Quatro Patas” e não foi vendido

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um pinto com quatro patas nasceu em uma ninhada de galinhas num criatório de aves no município de Mâncio Lima, interior do Acre. A ave está com dez dias de nascida e, apesar da anomalia, tem bom estado de saúde e se locomove sem problemas.

O pinto recebeu o nome de "Quatro Patas" e não foi vendido com os demais que nasceram na ninhada porque o dono do criatório quer torná-lo mascote. O pinto foi incubado em uma chocadeira, com 90 ovos, os quais 76 nasceram pintos normais e esse com anomalia.

Segundo o proprietário do criatório, Dienes Lima, não é comum que uma ave com anomalia sobreviva por muito tempo e o pinto não apresentou nenhuma doença. O animal já está trocando a penugem que nasceu por penas.

"Ele está se alimentando bem, anda até mais rápido que os demais e está saudável. Vendemos todos os pintos que nasceram junto com ele, mas esse resolvi cuidar, pois as pessoas não gostam de comprar aves com anomalias", disse Lima, que trabalha com a criação de galinhas há cinco anos.

O criatório que Quatro Patas nasceu trabalha com criação de galinhas, marrecos e codornas. Lima explica que o pinto está recebendo cuidados especiais para chegar à vida adulta.  "Ele está junto de uma ninhada de codornas, pois essas aves são menores. Ele está mais protegido porque os pintos maiores poderiam machucá-lo", contou.

A ave nasceu com má formação congênita porque os pais podem ser da mesma família. Segundo veterinário do Instituto Desenvolvimento Agroflorestal do Acre, Luiz Leite, a consanguinidade dos pais da ave pode ter ocasionado a má formação congênita.

"É comum que aves de uma mesma ninhada se reproduzam em criatórios aqui na região. A anomalia pode ter sido resultado de parentesco próximos dos pais dessa ave", disse o veterinário. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES