Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Podemos usar mel para tratar uma queimadura?

O mel não é apenas um alimento doce, pegajoso e dourado. Ele também é um curador de feridas

Compartilhe

O mel tem sido usado para tratar feridas, incluindo queimaduras, há milhares de anos, desde a antiga Mesopotâmia e Egito. Hoje, sabemos que o mel tem propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias, e vários estudos nas últimas décadas descobriram que esse líquido viscoso e açucarado pode reduzir o tempo de cicatrização, infecção e inflamação, mesmo quando comparado aos tratamentos convencionais de feridas, como os antissépticos.

É provável que haja muitos mecanismos em ação nas habilidades de cura de feridas do mel, mas não temos essa informação completa. Entretanto, sabemos que o mel estimula a produção de glóbulos brancos, o que desencadeia a reparação e regeneração dos tecidos.

Mel (imagem: Getty Images)

De acordo com a revista científica Science Focus, o mel também é ácido, por isso diminui o pH de uma ferida, o que impede o crescimento bacteriano e acelera a cicatrização. O alto teor de açúcar do mel também é uma má notícia para as bactérias, fazendo com que fiquem desidratadas, enquanto os antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação.

Os médicos hoje ainda usam curativos com infusão de mel para tratar feridas, incluindo queimaduras. Mas você não deve usar o mel do armário em casa sem falar primeiro com um médico. O mel medicinal foi esterilizado, enquanto o mel padrão contém micróbios que podem entrar na ferida e causar problemas.

Para queimaduras, é melhor colocar a área afetada sob a torneira fria por pelo menos 10 minutos, antes de pegar um gel ou curativo na farmácia local. Guarde o mel para comer com farinha ou fazer aquela mistura deliciosa com o limão.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar