Podemos usar mel para tratar uma queimadura?

O mel não é apenas um alimento doce, pegajoso e dourado. Ele também é um curador de feridas

Favo de mel | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mel tem sido usado para tratar feridas, incluindo queimaduras, há milhares de anos, desde a antiga Mesopotâmia e Egito. Hoje, sabemos que o mel tem propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias, e vários estudos nas últimas décadas descobriram que esse líquido viscoso e açucarado pode reduzir o tempo de cicatrização, infecção e inflamação, mesmo quando comparado aos tratamentos convencionais de feridas, como os antissépticos.

É provável que haja muitos mecanismos em ação nas habilidades de cura de feridas do mel, mas não temos essa informação completa. Entretanto, sabemos que o mel estimula a produção de glóbulos brancos, o que desencadeia a reparação e regeneração dos tecidos.

Mel (imagem: Getty Images)

De acordo com a revista científica Science Focus, o mel também é ácido, por isso diminui o pH de uma ferida, o que impede o crescimento bacteriano e acelera a cicatrização. O alto teor de açúcar do mel também é uma má notícia para as bactérias, fazendo com que fiquem desidratadas, enquanto os antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação.

Os médicos hoje ainda usam curativos com infusão de mel para tratar feridas, incluindo queimaduras. Mas você não deve usar o mel do armário em casa sem falar primeiro com um médico. O mel medicinal foi esterilizado, enquanto o mel padrão contém micróbios que podem entrar na ferida e causar problemas.

Para queimaduras, é melhor colocar a área afetada sob a torneira fria por pelo menos 10 minutos, antes de pegar um gel ou curativo na farmácia local. Guarde o mel para comer com farinha ou fazer aquela mistura deliciosa com o limão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES