Pogonofobia: saiba tudo sobre o curioso medo de barbas

Conviver em sociedade nos faz tomar conhecimento de diversas fobias, algumas mais comuns, outras não tanto

Você tem medo de barbas? | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conviver em sociedade nos faz tomar conhecimento de diversas fobias, algumas mais comuns, outras não tanto. E, no segundo grupo, podemos adicionar a pogonofobia, que é o medo de barbas.

Pogonofobia: medo de barbas 

De maneira geral, a pogonofobia é o medo que um indivíduo apresenta de ver ou estar perto de uma pessoa com barba. Isso, inclusive, não deve ser tratado com desdém, já que estamos falando de algo involuntário e que a pessoa que sente esse receio não consegue controlar.

O alerta vale inclusive para quem tem barba, pois muitas vezes o homem pode achar que a pessoa está evitando se aproximar por medo ou algo do gênero, e no fim das contas ela apresenta pogonofobia. 

O que causa a pogonofobia?

Da mesma forma como em outras fobias, há algumas possibilidades para uma pessoa criar o medo de barba (ou de uma pessoa que usa barba). Em muitos casos ela pode vir de um trauma sofrido na infância (como uma agressão, por exemplo), fazendo com que a pessoa cresça achando que todos os barbudos são iguais.

Há até alguns casos em que a discriminação pode gerar esse tipo de medo ou aversão. Um exemplo foi o que aconteceu após os ataques de 11 de setembro de 2021, onde, para muitas pessoas, um homem muçulmano barbado automaticamente era taxado como terrorista. 

Principais sintomas da pogonofobia

-Aqueles que possuem aversão às barbas podem apresentar alguns sintomas específicos. Dentre os principais, é possível destacar os que seguem:

-Coceira;

-Ardor;

-Expressão facial de desgosto ou desprezo;

-Mau-humor;

-Medo;

Pogonofobia tem tratamento?

Como em outras fobias, o ideal é procurar tratamento adequado com um profissional especializado, até mesmo para entender o grau de medo do paciente. Geralmente isso é feito com o uso de medicamentos que diminuem a ansiedade, além de acompanhamento terapêutico para ajudar a se livrar dessa condição gradualmente. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES