Polêmica: estudo afirma que religião pode formar crianças egoístas

Crianças que recebem educação religiosas demonstram menos altruísmo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pais religiosos têm muitas razões para sustentar o desejo de fazer seus filhos seguirem sua fé, e uma dessas razões, muitas vezes, é o desejo de assegurar que a criança cresça de forma a se tornar uma pessoa justa, altruísta e generosa.

Porém, um polêmico estudo feito em seis países analisou o comportamento de crianças e descobriu que, na verdade, acontece o oposto. De acordo com a pesquisa, crianças que recebem educação religiosas demonstram muito menos altruísmo do que as não-religiosas.

"Nossos resultados contradizem o senso comum e suposição popular de que crianças de famílias religiosas são mais altruístas e gentis com as outras", disse Jean Decety, professor de psicologia e psiquiatria da Universidade de Chicago, nos EUA. "Em nosso estudo, as crianças de famílias ateias e não-religiosas eram, de fato, mais generosas", completou.

Uma equipe de psicólogos estudou o comportamento de mais de 1.100 crianças entre as idades de 5 e 12 anos, de seis países: Canadá, China, Jordânia, África do Sul, Turquia e EUA. O que eles estavam procurando era a tendência das crianças em compartilhar, como uma forma de medir seu altruísmo e generosidade, e também sua probabilidade de julgar ou punir os outros por suposto comportamento ruim.

Para medir o senso de altruísmo, os pesquisadores fizeram as crianças jogar um jogo em que eles tinham a capacidade de compartilhar adesivos. O objetivo era avaliar a sua sensibilidade moral. As crianças assistiram animações de personagens que se encontravam, seja por acidente ou não, e foram solicitadas a comentar ou determinar o nível de punição necessária em algumas situações.

Além do teste, os pais das crianças preencheram questionários detalhando suas práticas e crenças religiosas, com as famílias sendo classificadas em três grupos: cristãos, muçulmanos ou não-religiosos. Outros grupos religiosos também estavam presentes, mas não em proporções estatisticamente significantes para os propósitos do estudo.

O que os pesquisadores descobriram é que as crianças religiosas foram significativamente menos propensas a partilhar os seus carros do que as crianças de origens não-religiosas. Este comportamento não-altruísta também foi mais evidente nas crianças que haviam sido expostas a religião por muito tempo, embora todas as crianças do estudo, em geral, tenham mostrado mais inclinação a compartilhar seus bens à medida que eram mais velhos. As crianças religiosas também foram mais propensas a favorecer punições mais fortes para o comportamento ruim, antissocial e interpessoal que testemunharam nas animações, e foram mais duras em seu julgamento do que as crianças não-religiosas.

“Em conjunto, estes resultados revelam a semelhança entre os países na forma como a religião influencia negativamente o altruísmo das crianças. Eles desafiam a visão de que a religiosidade facilita o comportamento pró-social e põe em causa se a religião é vital para o desenvolvimento moral, o que sugere que a secularização do discurso moral não reduz a bondade humana. Na verdade, faz exatamente o oposto”, disse o pesquisador.

Os resultados, publicados na revista Current Biology, pode causar uma reconsideração sobre algumas suposições de efeitos positivos da religião no desenvolvimento moral de uma pessoa. “Este ponto de vista é tão enraizado que indivíduos que não são religiosos podem ser considerados moralmente suspeitos. Nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas não-religiosas têm pouca chance de serem eleitas para um cargo político elevado, e aqueles que se identificam como agnósticos e ateus são considerados menos confiáveis e mais propensos a serem amorais ou imorais”, concluiu Decety.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES