Polônio: a substância mais tóxica do mundo

Uma grama dele poderia matar 50 milhões de pessoas

Polônio: a substância mais tóxica do mundo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A descoberta do Polônio, um elemento químico radioativo de número 84, foi feita por Marie Curie e a fez ganhar o Prêmio Nobel de Química em 1911.

Ela encontrou o elemento em uma fonte de urânio. O trabalho da pesquisadora com a substância fez com que a sua filha Irène morresse em um acidente de laboratório.

O polônio é uma substância tão tóxica que apenas uma grama dele poderia matar 50 milhões de pessoas, além disso, outros 50 milhões ficariam doentes. Essa substância é vendida em pequenas quantidades e você teria que pedir 15.000 unidades da substância apenas para ser capaz de envenenar uma pessoa.

Po-210 é altamente perigoso. A produção moderna da substância é feita geralmente criando um outro elemento radioativo em um reator nuclear, que decaia ao Po-210

Mesmo com todos os perigos o Po-210 tem seus benefícios. Ele foi usado para isolar instrumentos na embarcação lunar russa, remover a eletricidade estática, inspecionar poços de petróleo e medir a espessura de revestimentos industriais. Devido ao perigo relativo do Po-210, a aplicação comercial foi substituída em muitos casos por outro tipo de tecnologia não radioativa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES