Por que mulheres vivem mais que homens? Saiba os motivos - Genética

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a média da expectativa de vida ao nascer da população mundial era de 74 anos para as mulheres e de 69 anos para os homens em 2016. - Genética

Slide 3 de 4
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Genética

Outro grande fator, e talvez o maior, que contribua para a disparidade na expectativa de vida dos gêneros é a questão genética. Sabe-se atualmente que existem cromossomos que determinam o sexo e que as mulheres possuem os cromossomos XX e os homens possuem os cromossomos XY. No entanto, eles teriam diferenças marcantes.

Os cromossomos X costumam carregar uma maior quantidade de genes que ajudam a prolongar a vida, enquanto os cromossomos Y não apresentam a mesma sorte. Defeitos genéticos no cromossomo X, por exemplo, não despertam a mesma preocupação em mulheres pois elas possuem uma "cópia de segurança".

Portanto, os homens se tornam muito mais expostos a certos tipos de problema. Um exemplo semelhante dessa interação que ocorre com o cromossomo X pode ser vista também em outras espécies, como as aves. No caso dessas criaturas, as aves machos são os portadores das duas cópias desse cromossomo e, por isso, costumam viver mais que as fêmeas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES