Por que não conseguimos dormir direito em outras camas?

Um dos motivos é a reação do nosso cérebro a novos ambientes

Por que não conseguimos dormir direito em outras camas? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo realizado pela Universidade de Brown, em Rhode Island, Estados Unidos, mostrou o porquê de nós não conseguimos dormir direito quando vamos passar a noite uma cama que não é a nossa.

De acordo com o estudo, isso acontece por causa de uma reação do nosso cérebro à mudança de ambiente. Por mais que a cama desconhecida seja confortável, ou mesmo melhor que a sua, é muito difícil não dormir mal neste novo quarto, pelo menos nos primeiros dias de adaptação.

O estudo foi realizado com 35 voluntários jovens e saudáveis. Eles foram devidamente acomodados em camas que não eram originalmente a suas e o monitoramento iniciou assim que eles caíram no sono.

Conforme os pesquisadores, observaram que o hemisfério esquerdo do cérebro de cada voluntário, durante esta primeira noite, permanecia em vigília, enquanto o direito entrava no estado de relaxamento típico do sono. A explicação para isso, segundo o estudo, é que o cérebro tenta nos manter protegidos no ambiente desconhecido e não relaxa na tentativa de detectar possíveis ameaças ao nosso redor.

O mais interessante de tudo, conforme os pesquisadores, é que este comportamento alerta de parte do cérebro durante a noite em ambientes desconhecidos também pode ser observado em outros animais, como em baleias, golfinhos e pássaros. Logo, o fato de dormir mal em um lugar ou cama que você não conhece pode ser entendido como um instinto de sobrevivência, já que este é o momento em que ficamos mais vulneráveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES