Por que nem todas pessoas conseguem dobrar a língua?

Capacidade de fazer o formato de U com a língua é genético

Avalie a matéria:
Por que nem todas pessoas conseguem dobrar a língua? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A língua humana tem uma série de funções e, somente por causa dela, conseguimos falar. Existe uma “habilidade” envolvendo esse músculo que algumas pessoas não têm: o talento de enrolar a língua, a deixando em formato de U.

De acordo com os cientistas, quase 70% das pessoas pelo mundo conseguem enrolar a língua tranquilamente. O restante da população, curiosamente, não consegue fazer com que o cérebro controle esse músculo e una suas duas partes.

Segundo os estudos no assunto, tudo leva a crer que a capacidade de fazer o formato de U com a língua está diretamente ligado à genética. A grande maioria dos filhos de pais que conseguiam enroscar o músculo acabavam herdando essa habilidade. No entanto, a prole de pais que não podiam dobrar a língua, normalmente, não podia concluir a ‘missão’, por mais que tentassem.

Conforme as pesquisas, a capacidade de enroscar a língua depende de um par de genes chamado T (apelidado de Tesão) e t (tesinho). Todo mundo tem dois desses genes – um recebido do pai e outro da mãe – mas a bagunça acontece na variação da junção dos dois.

Assim, as pessoas que têm TT como par conseguem fazer a língua em U, enquanto que as que contam com tt, não conseguem. Já no caso da combinação Tt, a coisa pode variar: oito em cada 10 dos indivíduos com esse par de genes pode enroscar o músculo, enquanto duas, não.

A questão fica ainda mais interessante no caso de gêmeos, já que eles herdam os mesmo pares de genes, sendo ambos TT, tt ou Tt. Só no último caso, (Tt) é que existe chances de apenas um dos gêmeos conseguir realizar a façanha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES