Por que Tio Sam?

Confira a história do Tio Sam

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todo mundo já deve ter ouvido falar que os Estados Unidos são a Terra do Tio Sam. Mas quem será esse tal de Sam? A imagem do Tio Sam foi usada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1812. A expressão foi criada por soldados norte-americanos.

Hoje, o Tio Sam é um dos símbolos mais famosos dos Estados Unidos, quase um símbolo de poder e da supremacia norte-americana no mundo. Segundo documentos históricos, o termo Tio Sam nasceu de um tipo de carne que os soldados consumiam em Nova Iorque. O alimento era fornecido pela empresa de Samuel Wilson. Numa referência à sigla U.S (United States), os soldados passaram a chamar a carne de Uncle Sam (Tio Sam).

A caricatura associada à imagem do Tio Sam foi desenhada em 1870, pelo cartunista Tomas Nast. O desenho era uma homenagem ao ex-presidente Abraham Lincoln.

O Tio Sam é retratado como um homem de cabelos brancos e barba. Ele usa roupas com as cores da bandeira norte-americana e também tem uma cartola.

Em 1917, as Forças Armadas dos Estados Unidos pediram que James Flagg alterasse o desenho original. Com uma pose soberana, o Tio Sam passou a fazer parte de uma campanha para o recrutamento de soldados para a Primeira Guerra Mundial. Na imagem, foi acrescentada a frase “I Want You”, que em português significa “Eu quero você”.

De lá para cá, a imagem do Tio Sam se tornou um importante símbolo nacional, demonstrando aspectos fortes da história e da cultura dos Estados Unidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES