Por que você tem medo de palhaço? A ciência explica

O medo de palhaço não é incomum e tem uma explicação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os palhaços fazem a alegria do público, levando de crianças a adultos as mais altas gargalhadas. Ao menos, era para ser assim. Existe uma parcela da população que não se sente tão à vontade perto desses personagens. A verdade, é que é menos do que isso: elas sentem medo de palhaço.

Isso fica evidente no quanto a cultura pop explora esse terror especifico. O livro do Stephen King, It – A Coisa, que se tornou um fenômeno cinematográfico, é o melhor exemplo disso.

Segundo a psicóloga americana Dra. Dena Rabinowitz, existem dois motivos que leva ao medo de palhaço.

Primeiro motivo

Dra. Dena, especializada em transtornos de ansiedade e fobias, afirma que o primeiro motivo para algumas pessoas terem fobia contra palhaços, é o fato deles estarem sempre com maquiagem pesada. Isso impede que possamos ver suas verdadeiras expressões faciais, impossibilitando que confiemos neles.

“Confiamos muito nas expressões faciais para entender as pessoas e ver suas motivações. E com palhaços você não tem essas expressões faciais. Está tudo embaixo da maquiagem. E então há uma espécie de pergunta que fica em nossas mentes: o que está acontecendo lá embaixo?”, afirmou Dra. Dena.

As pessoas não nascem com fobia de palhaço, porém, possuir ansiedade é um pré-disposto para o desenvolvimento do medo. O principal motivo que pode desencadear esse grande medo, é algum trauma de infância. Assistir obras que associam palhaços e terror só piora ainda mais a fobia.

Segundo motivo

O segundo motivo que leva as pessoas a terem medo de palhaço, segundo Dra Dena, é que não confiamos em pessoas que estão sempre felizes e rindo de tudo.

“A segunda coisa é que as pessoas não confiam inerentemente em outras que estão sempre felizes e rindo. Para muitas pessoas, o medo dos palhaços é parte de um medo mais geral, que inclui todas as criaturas mascaradas”, explicou a Dra. Dena.

O nome dessa fobia é coulrofobia, e se o medo é tanto que chega a atrapalhar a sua vida, você deve procurar ajuda médica e psicológica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES