Porta ou praia? entenda o novo mistério que tem movimentado a web

Ilusão de ótica gera polêmica sobre origem de imagem.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Internautas usuários do Twitter, Instagram e Facebook, tentam adivinhar desde a última terça-feira (21) se uma foto misteriosa é o retrato de um dia ensolarado na praia ou uma porta azul fechada, com foco no batente verde. Ainda não há confirmação sobre a origem, mas teorias se multiplicam na web. 

Vale lembrar que esse tipo de mistério é comum nas redes sociais. O caso mais conhecido é a polêmica do vestido preto e azul ou branco e dourado, que motivou debate entre os perfis de todo o mundo. Outro, mais recente, é o áudio "Yanny ou Laurel", em que, supostamente, se podia ouvir os dois nomes.

Começo de tudo

A curiosidade com a foto “porta ou praia” teria começado em um perfil do Twitter, de acordo com o site Huffpost espanhol. A publicação de @agustinXali se tornou popular na plataforma de mensagens instantâneas e, até o momento, tem mais de 28 mil compartilhamentos e 60 mil curtidas.

Porém, outro usuário (@uglyviceroy) parece ter sido o primeiro a questionar a imagem, já que ele divulgou o registro cerca de duas horas antes do perfil indicado pelo site. Mesmo com mais tempo no ar, a pergunta dele “só” alcançou 500 retuítes e 785 curtidas até o momento.

Veja a publicação original:

Há duas versões do retrato, um com esses sinais sombreados e outro, sem nenhuma marca, o que pode influenciar a avaliação de quem vê. O argumento na web com mais elementos para desvendar a charada se baseia na aproximação de detalhes da figura. Ao ver mais de perto, os pontos de sombra têm a forma de banhistas vistos à distância, o que solucionaria a questão. Por outro lado, essa teoria não convence todos os usuários. Uma parte deles têm certeza de que, na verdade, se trata de uma porta azul com um batente verde e pregos sobre ele.

O que é então?

Os especialistas da Adobe Paulinho Franqueira e Eduardo Jordão fizeram testes no Photoshop a fim de descobrir qual é a resposta para o enigma. Segundo a com a dupla, a maior probabilidade é de que seja uma porta e que, possivelmente, a imagem foi modificada para se parecer uma praia. "A primeira impressão é de que alguém ampliou muito uma imagem com baixa resolução e aplicou efeitos antes de incluir o que seriam 'pessoas/pregos'. A construção de pixels mostrou uma densidade diferente entre esses elementos e a imagem de fundo", explicam.

Outro fator também chamou a atenção dos profissionais durante a análise e os ajudou a chegar a essa conclusão. Uma condição básica em fotos de litoral, nas quais a natureza costuma ter destaque, não pode ser observada na imagem. "Ao examinar outros aspectos da figura, o céu e o mar não parecem ter reflexos ou nuances, o que seria natural em uma foto de praia”, afirmam. 

Vale ressaltar que a investigação feita por Franqueira e Jordão é uma hipótese sobre o caso, a partir de uma observação técnica. Para confirmar a veracidade da imagem e resolver o mistério, é preciso ainda descobrir quem foi o fotógrafo que capturou o cenário ou a página em que o registro foi postado originalmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES