Prefeitura dará 50% de desconto no IPTU a morador que adotar animal

Segundo o prefeito, além de proteger o animal, evitando maus tratos, a lei incentiva a adoção.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Quinta do Sol, município de 5 mil habitantes no interior do Paraná, sancionou um projeto de lei que prevê um desconto de 50% sobre o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para o cidadão que adotar um animal de estimação abandonado, dando-lhe uma casinha para dormir, de acordo com seu tamanho, e atendimento veterinário antes e após a adoção. As informações são do Razões para Acreditar

O projeto de lei 2005/2019, sancionado pelo prefeito João Claudio Romero (PP), institui o “Programa de Resgate de Cães de Rua”. A iniciativa garante ainda que o município 1construa um abrigo público e temporário para animais resgatados em situação de vulnerabilidade, onde eles devem ser mantidos até que sejam adotados. O jovem protetor Esdras Andrade realiza esse trabalho há algum tempo e agora está com uma vaquinha online para construir um abrigo próprio, clique aqui e saiba como ajudar.

Segundo o prefeito, além de proteger o animal, evitando maus tratos, a lei incentiva a adoção. “Mas que seja uma adoção responsável. Sabemos que muitas pessoas pegam os animais e depois de um tempo, por algum motivo, acabam soltando na rua gerando um problema social”, disse.

Há dois anos, Quinta do Sol já havia dado o exemplo ao promulgar uma lei que pune rigorosamente maus tratos contra animais no município.

A legislação permite multa de até R$ 20 mil, dependendo da gravidade do crime, além de prever que o animal vítima dos maus tratos seja “microchipado” e cadastrado no Sistema de Identificação Animal (SAI) no ato da fiscalização.

Pela lei, os valores arrecadados com as multas serão aplicados no Fundo Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Quinta do Sol (FMPDAQS), sendo revertidos em programas, projetos e ações ambientais relacionados à proteção animal. O infrator que não pagar a multa terá o debito inscrito em dívida ativa do município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES