Primeiro território chamado Brasil era uma ilha mágica na Europa

Brasil foi descoberta em 565 e publicada em dezenas de mapas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao contrário do que se imagina, o (nosso!) Brasil não foi o primeiro território a ser batizado com este nome no mapa mundi. Aproximadamente mil anos antes de Pedro Álvares Cabral 'descobrir' as novas terras e nomeá-las de Brasil, os irlandeses já haviam batizado uma ilha com o mesmo nome em seu litoral.

Prevendo o futuro ou simplesmente coincidência, este território que estava localizado próximo à Irlanda não era levado muito a sério pelas grandes nações vizinhas.

Considerada uma 'ilha mágica', esta porção de terra aparece em diversos mapas da época e os relatos afirmam que o território aparecia apenas a cada sete anos. Um dos 'descobridores' deste outro Brasil foi o famoso capitão John Nisbet que localizou e ganhou dos monarcas da época este pedaço de terra.

O único problema foi que nem ele reencontrou a ilha para tomar posse. Se por aqui o descobridor foi Pedro Álvares Cabral, no Brasil irlandês o primeiro explorador a visitá-la foi o monge São Brandão, em 565. Após o primeiro relato, diversas expedições foram financiadas oficialmente pelos países vizinhos em busca do território.

A última tentativa de localizar a ilha ocorreu em 1617 e foi liderada pelo cartógrafo e explorador Willem Jansz Blaeu.Toda criança aprende na escola que o nome do Brasil deriva da árvore pau-brasil que era abundante no país quando os primeiros exploradores chegaram por aqui. Este fato está certo, mas o que muitos não sabem é sobre a origem da palavra "Brasil" e sua curiosa história. Se a escolha do nome do país foi uma homenagem a primeira riqueza explorada nas terras recém-descobertas há cinco séculos, esta árvore ganhou o nome devido a sua pigmentação de cor vermelha que era utilizada para colorir peças de roupa de luxo. Se os portugueses nomearam as enormes árvores de Pau-Brasil, os primeiros donos do país, os índios, chamavam o vegetal de 'Araboutan' ou 'Ibira Piranga'.

Por mais que a espécie seja de origem brasileira, a termologia 'Brasil' atravessou o Atlântico nas caravelas vindas da Europa. Em Portugal, os bois com coloração avermelhada eram apelidados de "brazinos" que é um termo irlandês que deriva da palavra gaélica "O’Brasil" que significa "descendentes do vermelho". Com isso, o nome "Brasil" é mais irlandês do que português.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES