Prova de matemática corrigida por professor causa polêmica na web

As opiniões ainda se dividem

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando aprendemos as 4 operações matemáticas básicas, aprendemos que na adição, a ordem das parcelas não altera o resultado. Sendo assim, 3+2 e 2+3 sempre seriam iguais a 5. Na multiplicação, há regra semelhante: a ordem entre multiplicando e multiplicador também não altera o produto. Por isso, 3×5 e 5×3 seriam iguais a 15 e fim de papo, certo? Bem, mais ou menos.

A grande polêmica aconteceu após um aluno americano receber sua prova corrigida e, para a sua surpresa, uma das questões mais simples, aparentemente, estava incorreta./O enunciado da questão pedia para que o aluno utilizasse a estratégia da adição repetida para resolver a operação “5×3”. O aluno então respondeu a questão como “5+5+5”, e que isso seria igual a 15. Entretanto, o professor afirmou categoricamente que a resposta correta seria “3+3+3+3+3”.

Diante da polêmica, o ele explicou que “5×3” significa “somar 5 vezes o número 3”. A coisa ficou tão séria que Conselho Nacional de Professores de Matemática dos EUAteve de tomar um posicionamento, e ficou ao lado do professor:

“Parte do que ensinamos às crianças está baseado no fato de que queremos que elas sejam pensadoras e capazes de solucionar problemas. Queremos que os alunos entendam o que estão fazendo, e não apenas dar a resposta certa”, disse Diane Briars, presidente da organização.

As opiniões ainda se dividem. Os que defendem o posicionamento do professor afirmam que aprender da forma correta prepara os alunos para problemas mais complexos. Aqueles que criticam acham que isso é algo que pode confundir as crianças e que é uma forma muito restrita de enxergar o problema matemático.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES