Qual é o dia certo para montar a árvore de Natal em casa?

Existe realmente um dia “D” para montar a árvore.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É só começar o segundo semestre do ano que muita gente começa a fazer contagem regressiva para o final de ano e, claro, para montar a árvore de Natal. Nos comércios, por exemplo, é possível ver os primeiros enfeites sendo pendurados logo no final de outubro e no início de novembro.

Mas, será que existe um dia certo para montar a árvore de Natal e espalhar os efeitos típicos da época pela casa? Ou será que essa é uma escolha livre e aleatória?

Bom, se tratando de sua casa, caro leitor, quem manda é você. No entanto, se você quiser seguir o sentido religioso do Natal, existe realmente um dia “D”, apontado como o ideal para montar a árvore de Natal.

Segundo o cristianismo, por representarem a nascimento de Jesus, os enfeites de Natal devem ser montados aos poucos, começando pelo 4º domingo que antecede o dia 25 de dezembro.

Nesse dia, a Igreja Católica comemora o que é chamando de 1º domingo do Advento, nome dado a esse período período de quatro semanas, iniciado a partir do primeiro dos quatro domingos que antecedem o Natal, destinado à preparação espiritual e à purificação diante da expectativa quanto à vinda do do Messias.

É nesse dia que você deveria começar a montar a árvore de Natal e a começar a decoração, inclusive do presépio, que representa a cena do nascimento de Jesus. O Menino-Jesus, no entanto, não deve ser colocado na manjedoura antes da noite do dia 24 de dezembro.

A partir disso, dia após dia, até o dia que se comemora o Natal, as pessoas podem ir incrementando a decoração, deixando claro o sentido de que se aproxima uma grande festa.

E para desmontar a árvore? Tem data certa?

Assim como para montar a árvore, a desmontagem desse grande símbolo natalino também tem uma data prevista. Ela e todo o restante dos enfeites devem ser guardados no dia 6 de janeiro.

Esse dia, para os católicos, se comemora o Dia de Reis, que é quando os três reis magos se encontram com Jesus Cristo para presenteá-lo. É só nessa época, um pouquinho antes da desmontagem, que os reis do presépio devem “chegar ao destino”, se aproximando do presépio. Antes disso, o ideal é que eles permaneçam afastados, se aproximando um pouquinho a cada dia.

Com a chegada dos reis é que as comemorações de Natal devem ser encerradas e sua árvore, claro, delicadamente guardada para o próximo ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES