Qual o dia que acaba a Quaresma? Veja data e o significado do período

Durante a Quaresma, fiéis são convidados a orar, o jejuar e a fazer caridades como formas de se aproximarem de DEUS

Quaresma | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Quaresma é um período de 40 dias que antecede a Semana Santa, e é observada por milhões de cristãos ao redor de todo o mundo. Esse ano, ela terminou no dia 24 de março, no tradicional Domingo de Ramos. Durante o periodo  da Quaresma, os fiéis são convidados a praticarem a oração, o jejum e também a caridade como formas de se aproximarem de DEUS e se prepararem para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. Práticas essas, que são vistas como oportunidade de purificação espiritual e renovação.

Quando termina a Quaresma neste ano de  2024? Ela se iniciou na Quarta-feira de Cinzas, no dia 14 de fevereiro, e os 40 dias da Quaresma terminaram no domingo de ramos, no dia 24 de março.

O que é a Quaresma? É o período de 40 dias que antecede a Semana Santa. Iniciando na Quarta-Feira de Cinzas depois do Carnaval e culmina no início das celebrações da Páscoa. Esse período representa o tempo de introspecção e sacrifício para os católicos, refletindo de forma simbolica os 40 dias que Jesus Cristo passou no deserto antes de iniciar o seu ministério. Um dos centros da Quaresma é o jejum, que envolve a abstinência de certos alimentos, bebidas e até hábitos. Ato esse de renúncia que cria espaço para a reflexão espiritual, trazendo uma maior consciência das próprias fraquezas e claro, uma dependência bem profunda de Deus.

"É importante relembrar que a maior obra de caridade é exatamente a evangelização, isto é, o ‘serviço da Palavra’. Nenhuma ação é mais benéfica e, portanto, caridosa em relação ao próximo do que partir o pão da Palavra de Deus, fazer com que participe da Boa Nova do Evangelho, introduzi-lo na relação com Deus: a evangelização é a mais alta e integral promoção da pessoa humana", disse Bento XVI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES