Quando vale a pena voltar com o ex-namorado? E quando devo fazer a fila andar?

Voltar ou não com o ex-namorado é uma dúvida para muita gente. Orientadora emocional fala se vale a pena ou não voltar com o ex-namorado.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lidar com o término de um relacionamento não é fácil, principalmente quando esse não é o desejo de uma das partes envolvidas. A saudade bate, as lembranças invadem os pensamentos e seguir em frente parece cada vez mais difícil. Quando isso acontece é comum começar a se questionar: será que vale a pena voltar com o ex-namorado?

Para decidir o que fazer, é preciso parar, respirar e analisar a situação com calma. De acordo com a orientadora emocional para mulheres Camilla Couto, em primeiro lugar, é preciso rever seus conceitos e ponderar friamente: por que você quer voltar com o  ex-namorado ?

“Reflita bastante sobre essa pergunta e não se apresse em ter uma resposta. Tente silenciar sua mente e ouça as vozes do seu coração e da sua intuição.  Você ainda o ama? Ainda acredita de verdade na relação? Muitas vezes, a vontade de retomar o relacionamento pode estar cheia de carências, medos, mágoas e frustrações. E aí, é bom nem cogitar o assunto”, afirma Camilla.

Camilla comenta que se for para retomar a convivência e fazer tudo igual a como era antes, sem nenhuma mudança, provavelmente não vale a pena voltar. “Se for para voltar e jogar o motivo da sua mágoa na cara da outra pessoa a cada nova discussão , com certeza não vale a pena”, orienta.

Inclusive, a orientadora emocional diz que se você sente que o assunto vai ressurgir nas conversas do casal, é porque ainda tem algo pendente em relação ao término. “Quando perdoamos realmente, damos o assunto por encerrado”, fala.

shutterstock

A profissional aconselha pensar friamente: você quer voltar o  namoro porque perdoou ou para ter uma chance de revanche, talvez? Ou então, para estar em uma situação de poder, já que o outro pisou na bola e você vai poder usar esse “trunfo” sempre que precisar?

“Caia fora. Amar não é um jogo de ganha e perde. Na verdade, quando uma relação é baseada em competição, vingança e memórias ruins, ambos saem perdendo”, ressalta a orientadora emocional. 

Segundo ela, ainda há outro cenário a ser considerado. “Se você tiver que convencer seu ex a voltar, definitivamente não vale a pena! Muitas vezes, desejamos ardentemente retomar a relação, mas o outro não quer. E tudo bem!”, fala.

shutterstock

Nesse sentido, por mais que a saudade seja forte, Camilla diz que, jamais, em hipótese alguma, é preciso se humilhar pelo amor do quem não está disposto a te amar. “Por mais sofrido que seja, é preciso respeitar a decisão e o tempo de cada um. Afinal, ninguém é obrigado a sentir o mesmo que nós, certo?”.

“Se temos condições de aprender com o que passou, se somos capazes de perdoar e começar do zero, aí a volta é algo a ser considerado”, comenta Camilla. É preciso maturidade para entender se um assunto realmente foi encerrado ou se ele está adormecido, aguardando o momento de voltar à tona.

Um bom caminho para se entender diante de uma situação como essa é buscar ajuda. De acordo com a orientadora emocional, muitos relacionamentos são retomados após uma ruptura brusca, porém, é preciso transparência, primeiro ao se deparar com seus próprios sentimentos, e depois, na relação diária com o outro. “Só assim, é possível saber se o placar está zerado. Caso contrário, é melhor deixar como está”, fala. 

Outro ponto muito importante que precisa ser entendido é que amar é algo que está além do controle dos indivíduos. “Voltar só se ambos estiverem conscientes e emocionalmente bem resolvidos, tiverem aprendido com as lições do passado e sentirem o desejo genuíno de que dê certo”, reforça Camilla.

É fundamental entender que recomeços exigem deixar para trás não só as lembranças ruins, mas também as lembranças boas. “Para voltar com o ex-namorado é preciso que os dois tenham disposição para começar realmente do zero, como se nunca tivessem se conhecido antes. Até porque, ninguém é o mesmo depois de tudo que passou”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES