Quanto tempo demora para um corpo se decompor por completo?

Apesar do processo de decomposição começar minutos após o falecimento de um indivíduo, existem uma série de coisas que influenciam nessa etapa

Corpo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim que um ser humano tem sua morte confirmada, seu corpo começa a se decompor lentamente, à medida que suas células murcham e as bactérias vão tomando conta de tudo. Porém, será que você sabe exatamente quanto tempo demora para um cadáver se decompor por completo?

Apesar do processo de decomposição começar minutos após o falecimento de um indivíduo, existem uma série de coisas que influenciam nessa etapa, como a temperatura ambiente, a acidez do solo, o material do caixão ou até mesmo algum ritual de embalsamento realizado anteriormente. 

O processo de decomposição começar minutos após o falecimento de um indivíduo

Decomposição humana

Em média, uma pessoa que foi enterrada em um típico caixão de madeira começa a se decompor em um ano, mas demora até uma década para se decompor completamente — sobrando apenas o seu esqueleto. Caso esse indivíduo tivesse sido enterrado sem caixão, no entanto, as coisas tendem a acontecer mais rápido. 

Um cadáver enterrado na terra, sem qualquer tipo de proteção contra insetos ou outros elementos, costuma se esqueletizar em cinco anos. Nesse sentido, o processo de decomposição é bastante direto, com as células morrendo assim que o sangue oxigenado para de fluir pelas veias.

É nessa fase que podemos constatar a autólise, que corre quando as células do corpo liberam enzimas digestivas, especialmente as dos lisossomos, que quebram as próprias células, além de outros carboidratos e proteínas. A putrefação, ou decomposição da matéria orgânica sem oxigênio por bactérias, fungos ou outros organismos, costuma tornar algumas partes da pele verdes cerca de 18 horas após a morte.

Em média, uma pessoa que foi enterrada em um típico caixão de madeira começa a se decompor em um ano

Processos após a morte

Ao mesmo tempo em que o corpo humano vai se quebrando por dentro, as bactérias no abdômen se multiplicam rapidamente, criando gases que fazem o corpo inchar e cheirar mal — algo que é ainda mais acelerado quando o corpo está em um ambiente quente. Por esse motivo, os restos humanos costumam ser mantidos na geladeira até a hora do enterro. 

Durante esse estágio de inchaço, a pele pode escorregar e formar algumas bolhas. Eventualmente, o inchaço entra em colapso e um novo processo chamado de "putrefação negra" inicia, quando os órgãos e tecidos do corpo amolecem e formas de vida, como insetos e micróbios, comem os tecidos moles restantes.

Para retardar a decomposição de um cadáver, os embalsamadores desenvolveram técnicas para drenar o sangue e outros fluidos de um cadáver, os substituindo por outros químicos que serão injetados nas veias. Os conservantes interrompem a atividade bacteriana que decompõe o corpo. Restos mortais que passam por esse tipo de processo podem demorar décadas para se decomporem — sendo as múmias do Egito Antigo os maiores exemplos disso.

Tudo isso, no entanto, também depende do caixão não sofrer nenhum tipo de dano. Afinal, caixões enterrados em solos ácidos sofrem erosão mais rapidamente, expondo o corpo aos elementos da natureza, incluindo os insetos, que favorecem o processo da decomposição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES