Quem foi Quino, cartunista criador da Mafalda, homenageado pelo Google

Tom crítico ao regime militar, à opressão e à desigualdade social, o que as fizeram aparecer em jornais de todo o mundo.

Quem foi Quino, cartunista criador da Mafalda, homenageado pelo Google | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (17), Joaquim Salvador Lavado, o Quino, completaria 90 anos.  O Argentino nascido em Mendoza, está sendo homenageado pelo Google em sua data natalícia.

O cartunista, que morreu em 2020 após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), recebeu o apelido para se diferenciar de seu tio Joaquim Tejón, pintor e designer gráfico, que o ajudou a descobrir o talento para as artes. Reconhecido como um dos maiores cartunistas do mundo, Quino recebeu vários prêmios internacionais, sendo uma de suas criações lembrada até hoje.

As suas histórias ficaram famosas pelo tom crítico ao regime militar, à opressão e à desigualdade social, o que as fizeram aparecer em jornais de todo o mundo.

Quem foi Quino, cartunista criador da Mafalda, homenageado pelo Google (Foto: Miguel Riopa / AFP)

Mafalda

As histórias, apresentando uma menina preocupada com a humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo. 

Mafalda, uma garota de seis anos, inteligente e contestadora, que adora os Beatles, a democracia, os direitos das crianças e odeia a sopa.

A personagem foi criada pelo cartunista Quino para uma campanha publicitária de eletrodomésticos em 1964. 

A campanha com a personagem acabou não sendo veiculada, mas a menina ganhou as tiras de jornais e começou a fazer fama. As tirinhas de Quino iam de encontro com a ditadura argentina e dificultavam os militares na época. Tempos depois, a personagem Mafalda chegou ao Brasil em 1973, quando os militares estavam no poder. 

Além da menina, as tirinhas contavam com personagens como Manolito, Susanita, Guille, Filipe e Libertad

Quem foi Quino, cartunista criador da Mafalda, homenageado pelo Google (Foto: Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES