Quem 'morre na hora' em um acidente sabe que morreu?

A ciência explica com nosso cérebro reage nessas situações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Então é bem possível que você já tenha imaginado como seria a sensação de levar um tiro no meio da testa ou, quem sabe, ser a vítima fatal de um acidente de carro. Logicamente, não estamos querendo induzir pensamentos suicidas ou interferir em seu inconsciente, transformando a sua próxima noite de sono em um universo de pesadelos. A questão aqui, na verdade, é científica mesmo: o que sente a pessoa que morre em um acidente? Será que ela percebe que está morrendo?

A resposta para isso possivelmente vai deixar você com a pulga atrás da orelha: não percebe, não sente, não sabe. Basicamente, a pessoa morre sem nem se ligar do que está acontecendo porque colisões violentas e drásticas não são processadas pelo cérebro a tempo. Além disso, temos uma questão de ordem cognitiva envolvida, e é justamente ela que afeta a nossa percepção consciente do que está acontecendo.

Quem explica melhor essa questão é o neurocientista e escritor David Eagleman. O que Eagleman nos diz é que leva um tempinho até que os sinais dos nossos movimentos cheguem à massa cinzenta do nosso cérebro. Para você ter uma ideia um pouco mais concreta da coisa, pense que esses sinais viajam cerca de um metro por segundo. Para Eagleman, isso é “insanamente lento” e suficiente para explicar a afirmação de que “estamos sempre vivendo no passado”.

Em termos comparativos, de acordo com o neurocientista, podemos dizer que nosso sistema motor autônomo reage mais rapidamente aos estímulos externos do que a nossa consciência.

Para preparar sistemas de segurança modernos, os engenheiros seguem o seguinte cronograma: depois de 1 milissegundo (ms), os sensores detectam a colisão e depois de 8,5 ms, os airbags se abrem. Na marca dos 15 ms, o carro começa a absorver o impacto da colisão e os passageiros entram em contato com os airbags aos 17 ms, sendo que a força máxima da colisão acontece aos 30 ms. Sabe quando o passageiro percebe que está em um acidente? Entre os 150 e os 300 ms depois da colisão, apenas.

E se a pessoa levar um tiro na cabeça?

No caso de um tiro na cabeça, a lógica da não percepção vale ainda mais, afinal a velocidade do projétil é rápida demais, e o estrago que ele provoca é tão repentino que a vítima simplesmente não percebe o que está acontecendo. A lógica é simples e assustadora: é só você pensar que se uma batida forte na cabeça pode provocar tanto estrago, a ruptura de tecidos cerebrais é obviamente ainda mais grave.

E aí vem a parte mais bizarra: apesar da gravidade que é levar um tiro na cabeça, um terço das vítimas sobrevive – mas 50% dos sobreviventes ficam vivos por no máximo 30 dias. Quem consegue viver mesmo depois desses 30 dias geralmente passa a vida com sequelas cognitivas graves.

Para Eagleman, algumas pessoas sobrevivem justamente porque os projéteis são relativamente pequenos e viajam rápido demais – assim, quando o tiro apenas atravessa o crânio, e não o cérebro, os danos são menores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES