Ratos paraplégicos andam após tratamento com células-tronco

Cientistas implantaram células-tronco de seres humanos nas cobaias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um avanço dos tratamentos realizados com células-tronco: pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar por conta própria e recobrassem percepções sensoriais, além de apresentarem sinais de recuperação da medula espinhal.

Os cientistas implantaram nas cobaias células-tronco humanas derivadas do revestimento da membrana da boca. Em laboratório, as células foram diferenciadas para que ficassem responsáveis pelo desenvolvimento neural: antes de aplicarem as células, foram adicionadas enzimas e proteínas humanas para estabilizar a interação celular com a rede de neurônios motores presentes na medula espinhal dos ratos. 

Formada por tecido nervoso, a medula espinhal ocupa o espaço do interior da coluna vertebral e é responsável por transmitir os impulsos nervosos transmitidos pelo cérebro para todo o corpo. Lesões como a paraplegia e a tetraplegia são causadas por lesões medulares, levando à perda do controle e da sensiblidade dos membros. 

De acordo com os pesquisadores, os ratos que foram tratados com as células-tronco apresentaram uma melhora de sensibilidade e movimento em três semanas: 42% das cobaias conseguiram suportar peso em suas patas e caminhar, enquanto 75% dos animais recuperaram as percepções sensoriais em seus membros e na cauda.  Em comparação, um grupo de controle que não recebeu as células-tronco não apresentou nenhum tipo de recuperação ou melhora. 

Com capacidade de se dividir e se especializar em diferentes tipos de funções, as células-tronco são utilizadas para regenerar tecidos e realizar funções específicas e deficientes em um organismo. Presentes em embriões, algumas dessas células são encontradas em diferentes tecidos de pessoas adultas, como na medula óssea, no sangue e no fígado. No Brasil, é permitida a utilização de células-tronco de embriões humanos inviáveis ou congelados para utilização em pesquisa e terapia. 

Apesar de novas pesquisas apontarem avanços na utilização das células-tronco para o tratamento de diferentes enfermidades, os pesquisadores ainda não têm uma tecnologia consolidada para casos complexos, como a perda de movimentos. De acordo com os pesquisadores israelenses, apesar dos resultados positivos, nem todos os ratos conseguiram voltar a recuperar os movimentos após o implante. De qualquer forma, não falta esperança de que novos avanços possam ser conquistados em um horizonte próximo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES