Regra das 5 horas: o segredo de Musk, Jack Ma e Bill Gates para aumentar a produtividade

A regra envolve dedicar tempo semanal ao aprendizado de novas habilidades.

Elon Musk, Jack Ma e Bill Gates | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além de serem líderes empresariais, Bill Gates, Elon Musk e Jack Ma tem outra coisa em comum: os três aplicam uma técnica à qual atribuem parte de seu sucesso: a “regra das 5 horas”. 

ENTENDA: O conceito é creditado ao empreendedor Michael Simmons. Trata-se de algo simples: reservar uma hora por dia, o equivalente a cinco horas semanais, para atividades de aprendizado. 

EM PRÁTICA: Como mencionado, a regra das 5 horas envolve dedicar tempo semanal ao aprendizado de novas habilidades. Isso pode incluir atividades relacionadas ao trabalho, investimentos ou desenvolvimento pessoal. E por que usá-la? Principalmente para aumentar a produtividade.

Se você tem pelo menos 30 anos, sabe que há pouco tempo, muita da tecnologia que usamos hoje, gratuitamente, custava milhares de dólares, euros e reais. Por exemplo, fazer uma videochamada era impensável para a maioria das pessoas. 

Bill Gates costuma indicar a regra aos funcionários (Foto: Reprodução)

Essa democratização também afeta o mercado de trabalho. Por uma série de razões, incluindo fatores tecnológicos, os salários tendem a diminuir (enquanto os preços sobem). No entanto, os funcionários são cada vez mais exigidos em seus cargos. Isso é mais evidente nas camadas econômicas inferiores, enquanto CEOs, chefes e fundadores estão cada vez mais bem remunerados.

Mas essa escada não é eterna ou imutável. Em algum momento, precisa-se de pessoas para ocupar os mesmos cargos de topo. Surge então outro problema: a falta de mão de obra qualificada.

Isso ocorre principalmente devido à evolução do mercado, que demanda aprendizado constante para avançar. E é aí que entra a utilidade da regra das 5 horas. Aqueles que identificam as habilidades necessárias para os empregos do futuro e as aprendem tendem a trilhar um caminho de sucesso.

Por outro lado, aqueles que se limitam a apenas fazer bem o seu trabalho correm o risco de estagnação em suas carreiras ou até mesmo de serem substituídos por máquinas.

INCENTIVO DO GOOGLE: Para ilustrar a importância dessa ideia, algumas empresas incentivam seus colaboradores a “pensar fora da caixa”. O Google, por exemplo, permite que sua equipe use até 20% do tempo de trabalho para experimentar novos projetos. Da mesma forma, o Facebook possui programas experimentais para seus funcionários.

Mas tudo isso começou muito antes, com Thomas Edison. Segundo Simmons, o inventor costumava explorar todas as soluções possíveis para suas ideias e testá-las separadamente. Tanto que Nikola Tesla, uma vez, disse que “se ele tivesse que procurar uma agulha no palheiro, não pararia para pensar onde seria mais provável que estivesse. Procederia a examinar, com a diligência de uma abelha, cada palha até encontrar o objeto de sua busca”.

COMO FUNCIONA: Agora que você entende o que é e para que serve a regra das 5 horas, como implementá-la? É mais simples do que imagina! Primeiramente, a escolha da atividade é livre, podendo ser leitura, reflexão ou experimentação. O importante é dedicar uma hora por dia para aumentar seu conhecimento pessoal.

No entanto, é recomendado estruturá-la em três pilares:

Leitura: seja de um livro físico ou digital, ou até mesmo por meio de vídeos e podcasts.

Reflexão: pense sobre os pontos importantes do tema para organizar ideias e encontrar novos pontos de vista.

Experimentação: aplique o conteúdo aprendido em projetos práticos para desenvolver novas habilidades.

Na prática, se você deseja aprender mais sobre IA na comunicação, pode começar lendo sobre o assunto ou assistindo a videoaulas. Em seguida, reflita sobre o que aprendeu e como pode aplicá-lo em sua vida diária. Por fim, inicie um projeto relacionado ao tema para colocar em prática seus novos conhecimentos.

Para começar a regra das 5 horas, algumas dicas incluem:

Encontrar o momento: reserve uma hora do dia para aprender da maneira que achar conveniente, sem interrupções.

Manter a perseverança: utilize a hora dedicada ao aprendizado de forma eficaz e completa.

Lembrete: organize seu aprendizado de forma que você seja capaz de lembrar do que já aprendeu anteriormente, evitando esquecimentos ao longo do caminho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES