Relembre quais foram as maiores e piores epidemias do mundo - Praga de Atenas

A seguir, você conhecerá as maiores epidemias e pandemias que assolaram o mundo até os dias atuais, antecedendo a Covid-19. - Praga de Atenas

Slide 1 de 4
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Praga de Atenas

Em 430 a.C., uma doença surgiu na cidade de Atenas, que era uma das grandes cidades da Civilização Grega. A doença, que até então era desconhecida, espalhou-se rapidamente pela região, levando a cidade a um estado de epidemia.

O nome Praga de Atenas tem origem justamente na localidade em que a doença surgiu. Assim, considerando que a epidemia surgiu em meio a uma guerra, chamada de Guerra do Peloponeso, é compreensível que a doença tenha se alastrado tão rapidamente. Isso porque o fluxo de pessoas que circulavam em Atenas era intenso devido ao conflito.

Estudos recentes indicam que a Praga de Atenas poderia ter se tratado de febre tifoide, que é uma doença transmissível e infecciosa. Porém, na época não se tinha conhecimento do que se tratava a praga e, sendo assim, não havia como combatê-la rapidamente. Como resultado disso, cerca de 35% da população de Atenas foi dizimada entre os anos de 430 a.C. e 427 a.C.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 4
SEÇÕES