Restauração de escultura religiosa dá errado e vira uma piada

O resultado não foi bem recebido por especialistas e pelo público

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma escultura religiosa do século 15, com as imagens de Virgem Maria, Jesus e Santa Ana, recentemente passou por um processo de restauração. A obra, que fica em uma capela de Rañadorio, em Astúrias, na Espanha, ganhou novas cores e detalhes, mas, diferente do esperado, o resultado não foi muito bem recebido por especialistas e pelo público.

Agora, a restauração deixou Santa Ana com um batom rosa, delineador preto nos olhos e um vestido vibrante. A Virgem Maria ganhou cabelos turquesa e, de acordo com o New York Times , Jesus “se parece com um boneco do Playmobil”.

Tudo aconteceu porque a estátua de madeira não foi restaurada pelas mãos de um profissional, mas sim por María Luisa Menéndez, uma comerciante local que é membro da paróquia em questão.

“Eu não sou uma pintora profissional, mas sempre gostei de fazer isso, e aquelas imagens realmente precisavam de uma pintura”, explicou a mulher ao jornal El Comercio .

O padre lhe deu permissão para fazer o trabalho, “então eu pintei da melhor forma que consegui, com as cores que pareciam certas, e os vizinhos gostaram”, pontuou.

A reação da maioria das pessoas que viu a escultura , contudo, foi bem diferente. Por exemplo, Gerado Alonso, ministro regional da cultura e educação em Astúrias, disse que “o trabalho mais se parece com uma vingança do que com uma reforma”.

E o caso também ganhou as redes sociais. No Twitter, a associação de conservação de arte espanhola, conhecida pela sigla Acre, publicou: “De novo gritamos #SOSPatrimônio. Ninguém se importa com esse contínuo espólio em nosso país? Que tipo de sociedade permite passiva que destruam diante de seus olhos o legado de seus antepassados?”.

Ainda não está claro se a tinta utilizada por Menéndez pode ser removida, o que poderia preservar a imagem. As autoridades regionais declararam que querem abrir uma ação legal, com leis municipais que protejam o patrimônio da Espanha e requeiram uma autorização formal para qualquer alteração, mesmo nos casos de boas intenções, como este.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES