mais

Robô descobre estrutura rochosa em Marte que chama a atenção de cientistas

A rocha, que parece estar ‘torcida’, forma algo parecido com um arco.

O robô Curiosity, que está explorando Marte desde 2012, encontrou uma formação rochosa bastante curiosa no dia 28 de julho. A imagem foi capturada na base do Monte Sharp. A rocha, que parece estar ‘torcida’, forma algo parecido com um arco.

O engenheiro da Nasa Kevin Gill postou a imagem no Twitter com a frase: “Vou deixar isso para que os cientistas expliquem que diabos está acontecendo aqui...” 

Nesta quinta (5), ele publicou uma nova imagem, mais distante: 

Imagem de estrutura rochosa em Marte (Foto: Reprodução / Twitter)Imagem de estrutura rochosa em Marte (Foto: Reprodução / Twitter)

Abigail Fraeman, cientista planetária do Laboratório de Propulsão a Jato, disse que continua "deslumbrada" com as texturas encontradas pelo Curiosity. Segundo ela, o campo de visão do instrumento tem cerca de 16,5 cm. Por isso, a formação deve ser bastante pequena. 

Desde 2012

O Curiosity completou nove anos de sua aterrissagem em Marte. A primeira imagem feita pelo robô chegou 15 meses após a aterrisagem. O recebimento das imagens e de outros dados depende de um satélite da Nasa que sobrevoa a órbita de Marte, chamado Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).

Nos últimos nove anos, o robô percorreu 26,3 km, escalou mais de 460 metros de altitude e coletou 32 amostras de rochas perfuradas, segundo a Nasa.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail