Robô descobre estrutura rochosa em Marte que chama a atenção de cientistas

A rocha, que parece estar ‘torcida’, forma algo parecido com um arco.

Robô descobre estrutura rochosa em Marte que chama a atenção de cientistas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O robô Curiosity, que está explorando Marte desde 2012, encontrou uma formação rochosa bastante curiosa no dia 28 de julho. A imagem foi capturada na base do Monte Sharp. A rocha, que parece estar ‘torcida’, forma algo parecido com um arco.

O engenheiro da Nasa Kevin Gill postou a imagem no Twitter com a frase: “Vou deixar isso para que os cientistas expliquem que diabos está acontecendo aqui...” 

Nesta quinta (5), ele publicou uma nova imagem, mais distante: 

Imagem de estrutura rochosa em Marte (Foto: Reprodução / Twitter)

Abigail Fraeman, cientista planetária do Laboratório de Propulsão a Jato, disse que continua "deslumbrada" com as texturas encontradas pelo Curiosity. Segundo ela, o campo de visão do instrumento tem cerca de 16,5 cm. Por isso, a formação deve ser bastante pequena. 

Desde 2012

O Curiosity completou nove anos de sua aterrissagem em Marte. A primeira imagem feita pelo robô chegou 15 meses após a aterrisagem. O recebimento das imagens e de outros dados depende de um satélite da Nasa que sobrevoa a órbita de Marte, chamado Mars Reconnaissance Orbiter (MRO).

Nos últimos nove anos, o robô percorreu 26,3 km, escalou mais de 460 metros de altitude e coletou 32 amostras de rochas perfuradas, segundo a Nasa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES