Roupas apertadas têm influência no surgimento de varizes?

A especialista afirma que a ideia de que roupas mais apertadas provocam varizes não passa de mito

A especialista afirma que a ideia de que roupas mais apertadas provocam varizes não passa de mito | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim como em outras áreas da medicina, há diversas questões que precisam ser esclarecidas sobre o tratamento de varizes para que o público seja informado com clareza sobre o assunto. Uma delas é sobre o uso de roupas apertadas. Pensando nisso, a Dra Gabriela Bernhardt, médica angiologista, esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto.

A especialista afirma que a ideia de que roupas mais apertadas provocam varizes não passa de mito. “Há quem acredite que roupas mais justas influenciam no surgimento das veias varicosas, mas isso não é verdade. Seria preciso peças muito apertadas, como cintas, usadas diariamente nas pernas, para que isso acontecesse”, pontua a médica, lembrando que calças não provocam essa resposta.

A genética é o fator mais comum para o aparecimento das varizes, atingindo aqueles que já possuem familiares com quadro da doença. Entretanto, há outros fatores que podem contribuir para o surgimento delas, deixando assim outros grupos expostos.

reprrodução internet

“Alguns fatores podem contribuir para o surgimento das varizes, como idade acima de 40 anos, sedentarismo, menopausa, gestação, uso de anticoncepcional e ficar muito em pé ou sentado”, afirma Dra Gabriela.

A médica lembra da importância de consultar um profissional antes de escolher um procedimento para tratar as varizes. “É preciso que o médico angiologista avalie qual o procedimento se enquadra melhor para o caso de cada paciente, passando por um mapeamento venoso detalhado”, finaliza a especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES