Saiba a origem das águas quentes de Rio Quente em Goiás

As águas aquecidas naturalmente da região têm sido alvo de várias especulações quanto à sua origem.

Águas termais da cidade de Rio Quente | Flick/MTur Destinos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Turistas de todo o Brasil são atraídos para a cidade goiana de Rio Quente em busca das suas famosas águas termais naturais. Em conjunto com a vizinha Caldas Novas, a região forma a maior estância hidrotermal do mundo. Com pouco mais de 4 mil habitantes, Rio Quente é o lar do renomado complexo hoteleiro Rio Quente e do parque aquático Hot Park.

O QUE ACONTECE: As águas aquecidas naturalmente da região têm sido alvo de várias especulações quanto à sua origem. Desde teorias sobre vulcões inativos até explicações mais surpreendentes, como a revelação de que essas águas vêm de chuvas ocorridas há até mil anos atrás.

O fenômeno é atribuído à geotermia, onde o calor interno da Terra aquece as águas devido às características geológicas específicas da Serra de Caldas Novas, onde emergem as águas termais naturais. Esta serra, composta por diversas rochas, desempenha um papel crucial no armazenamento e mineralização da água. À medida que a água se infiltra nas rochas, ela também se mineraliza.

PROCESSO: O processo de aquecimento ocorre quando a água da chuva penetra nas fissuras da Serra de Caldas Novas, infiltrando-se lentamente pelo solo até grandes profundidades, cerca de mil metros. Durante essa jornada, a água é gradualmente aquecida pelo gradiente geotérmico das rochas, atingindo temperaturas de aproximadamente 60ºC.

Uma vez aquecidas, as águas adquirem pressão e retornam à superfície por meio de fendas, onde se misturam com infiltrações do lençol freático, resfriando-se até alcançar uma temperatura mais confortável para os banhistas, em torno de 37,5ºC. Todo esse processo leva cerca de mil anos, o que significa que as águas nas quais nos banhamos na região são provenientes das chuvas ocorridas ao longo desse período.

REGIÕES COM ÁGUAS TERMAIS

. Além de Rio Quente e Caldas Novas, outras regiões do Brasil também oferecem experiências de águas termais para os visitantes. 

. Destinos como Araxá, em Minas Gerais, Mossoró, no Rio Grande do Norte, Piratuba, em Santa Catarina, e Águas de Lindóia, em São Paulo, proporcionam variedade de atividades e tratamentos terapêuticos em suas águas revitalizantes, atraindo turistas em busca de relaxamento e bem-estar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES