Saiba a origem dos nomes dos oceanos

Na escola aprendemos que existem quatro oceanos essenciais

Avalie a matéria:
Saiba a origem dos nomes dos oceanos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na escola aprendemos que existem quatro oceanos essenciais na Terra. Porem você já parou para pensar a origem dos nomes desses oceanos? E quem teria sido o responsável por batizar cada oceano?

Alguns fatos históricos relatam que os oceanos tiveram seus nomes dados através de algumas inspirações. Isso vem desde as fontes mitológicas até as grandes navegações e características geográficas das regiões.

O oceano Atlântico, por exemplo, tem o nome referente a mitologia grega. A nomenclatura vem de Atlas, figura de um titã grego condenado por Zeus, Poseidon e Cronos a sustentar os céus eternamente.

O nome desse oceano foi usado pela primeira vez por Heródoto, mas foi reconhecido oficialmente por Mercator, que colocou o Oceano Atlântico no mapa no século XVI.

Já o nome do oceano Pacífico é resultado do ano de 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães navegou pelo litoral sul-americano, perto da Cordilheira dos Andes, pela primeira vez. O navegador se impressionou pelas aguas tranquilas e resolveu batizar o oceano de Pacífico.

O nome do oceano Índico está relacionado com a geografia da região, pois o oceano está a próximo da Índia e Indonésia.

O oceano Ártico possui esse nome por questões geográficas e astronômicas. O oceano fica exatamente sob a constelação Ursa Menor. A palavra “Ártico” vem do grego, arctos, que significa urso. Esse oceano está localizado no polo norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES