Saiba como conseguir identificar se uma bebida é ou não falsa

Você pode ter sido vítima do comércio ilegal de alcool.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por um acaso já lhe ocorreu de estar em um bar, e ao provar uma bebida que todos elogiam, ela simplesmente não te cair nada bem? Você pode ter se enganado, e ter sido mais uma vítima do comércio ilegal de álcool falsificado.

Assim como em qualquer outra falcatrua para se conseguir ganhar dinheiro facilmente. Algumas pessoas produzem e comercializam o chamado álcool ilegal, ou falsificado.

Geralmente eles podem surgir em embalagens muito próximas ou até mesmo iguais as originais. Mas o produto que está em seu interior, é de qualidade baixa e duvidosa.

Há quem produza o álcool ilegal em pequenas destilarias e há também quem adultere garrafas originais, adicionando outras substancias a mistura.

Quais são os danos que a bebida falsificada por nos causar?

As bebidas alcoólicas produzidas de forma legal, contem asseguradamente o álcool etílico em sua composição. Que é um álcool considerado seguro para se consumir com moderação.

Já em bebidas falsificadas, qualquer tipo de substância química pode ser encontrada. E para custear a produção, visto que o objetivo é ter uma grande margem de lucro.

Elas tendem a conter produtos químicos que geralmente são usados em produtos de limpeza, removedores de esmaltes e até mesmo produtos usados para a lavagem de automóveis.

O risco maior, é que esses químicos alternativos ao álcool etílico, até podem causar em quem os consomem os efeitos gerados pelo álcool, como a sensação de embriaguez. Mas em contra partida, eles também podem ocasionar uma série de problemas a nossa saúde.

No geral, eles causam vômitos, dores abdominais, tonturas e sonolência. Sendo que em alguns casos específicos podem resultar em sequelas mais graves.

Como é o caso do metanol, que geralmente é usado para a fabricação de vodcas falsificadas e que pode causar cegueira permanente em quem o consume.

Como identificar se uma bebida é falsa?

A falsificação até pode ser muito bem-feita, mas existem alguns truques para se garantir a originalidade do produto:

1- Desconfie de preços muito baixos

Não há quem resista a uma boa promoção. Mas é preciso se atentar a descontos exorbitantes.

Quando estamos falando de bebidas raras por exemplo, e consequentemente caras o cuidado deve ser redobrado.

Confira o preço de mercado daquele produto, e se ele estiver muito mais em conta. Desconfie!

2- Selecione o local em que compra suas bebidas

Grandes lojas, ou e-commerce consolidados não arriscarão o seu nome em marca com a distribuição de bebidas ilegais.

Por isso procure fazer as suas compras, em lugares já conhecidos. Evite portanto, a compra de bebidas alcoólicas de terceiros, ou estabelecimentos pequenos e duvidosos.

3- Confira o lacre

Aqui no Brasil, as bebidas alcoólicas precisam necessariamente ter o selo do IPI, que é o “Imposto sobre Produto Industrializado”.

Se a garrafa em questão não possuir esse selo em específico significa que ela não foi fiscalizada por autoridades brasileiras, e consequentemente só pode ser ou uma bebida falsificada ou uma bebida contrabandeada.

Certifique-se também, que o lacre da própria bebida, que é colocado na boca da garrafa não está violado. Caso contrário, essa bebida pode ter sido adulterada.

4- Sinta o cheiro

Por mais que você não seja um expert ou um mestre sommelier acredite no seu ofato. Bebidas falsificadas tendem a carregar um cheiro muito forte e desagradável de álcool.

5- Truque para as garrafas de Whisky

Uma das bebidas mais falsificadas em todo o mundo, são os famoso Whisky. Uma vez que o seu preço de mercado é consideravelmente mais elevado se comparado a outras bebidas mais tradicionais.

Um truque simples para saber se um Whisky é falsificado é deixar a garrafa descansar e em seguida bater no seu frasco com uma caneta.

Em seguida você deve balança-la diversas vezes, e bater mais uma vez com a caneta sobre ela. Se os sons emitidos pelas batidas forem diferentes, o Whisky é original. E essa diferença no som, é um sinal de que o malte se misturou ao produto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES