Saiba como os canais de televisão ganham dinheiro

Tudo sobre os lucros da TV aberta e fechada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

TV Fechada

Telespectadores e marcas pagam para ver.

TAXA DE ASSINATURA

As emissoras pagas recebem uma cota previamente acertada com as operadoras de TV por assinatura. O valor repassado aos canais varia de acordo com o tamanho da base de assinantes e do valor que cada um deles paga pelo pacote de canais.

BRANDED CONTENT

É comum o desenvolvimento de conteúdos ligados a anunciantes. Podem ser vídeos ou ações que traduzam os valores das marcas com o objetivo de torná-las reconhecidas para além de seus produtos e serviços. O canal produz o conteúdo publicitário e o encaixa na programação.

TV Aberta

Canais faturam dentro e fora da programação.

MERCHANDISING

Sabe quando o apresentador interrompe o programa e apresenta um produto? Essa divulgação também é paga. Essa ação de marketing, que existe no Brasil desde 1950, pode ser feita em programas de auditório, novelas, reality shows etc. Cenários com marcas de patrocinadores e gerador de caracteres com textos sobre o produto também compõem o merchan.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

São os famosos comerciais que rolam nos intervalos da programação. O anunciante paga um valor para ter sua propaganda exibida na grade. O acordo pode envolver também patrocínio (como no caso dos esportes) e apoio em projetos. No Brasil, esse modelo de geração de receita existe desde 1951, um ano após a TV chegar ao país.

ALUGUEL DE HORÁRIO

Os canais também faturam vendendo espaço da grade para a exibição de produções de terceiros, como televendas e igrejas. Essa prática gera receita fixa e garantida para a emissora, que repassa a responsabilidade do conteúdo para o locador. O modelo existe no Brasil desde os anos 90 e uma das primeiras emissoras a usá-lo foi a Band.

LICENCIAMENTO

Transformar as produções em marcas e vender produtos relacionados a elas é uma estratégia de vendas que está no ar desde os anos 2000. Um exemplo disso é a comercialização de DVDs de seriados, novelas e reality shows. Além do conteúdo televisionado, os canais também usam suas marcas para venda de livros, brinquedos, roupas e alimentos, entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES