Saiba o motivo pelo qual a água do mar é salgada

O sal do mar não é o mesmo encontrado na cozinha da sua casa

Saiba o motivo pelo qual a água do mar é salgada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando vamos para o mar sempre surge aquela dúvida básica: Por que a água do mar é salgada? A resposta é simples e tem ligação com o ciclo da água no planeta Terra.

Para começo de conversa, o sal do mar não é o mesmo encontrado na cozinha da sua casa. A água do mar é composta por cloreto de magnésio, cloreto de potássio, bicabornato de cálcio e muitas outras substâncias. O gosto do cloreto de sódio é mais acentuado por causa da grande quantidade na água.

O processo de transformação da água do mar aconteceu há milhões de anos. Isso aconteceu porque a chuva sempre diluiu os minerais da superfície do planeta, levando substâncias para o mar. Os vulcões submersos também contribuíram para esse processo ao lançarem elementos químicos na água. Esses dois processos naturais da Terra contribuíram diretamente para o sabor salgado da água dos oceanos

O fenômeno de salinização do mar acontece até nos dias de hoje. Os oceanos recebem cerca de 2,5 milhões de toneladas de sal por ano. A média de salinidade média dos mares é de 3,5% para cada litro de água. Já o Mar Morto, do Oriente Médio, é o único que apresenta salinidade extremamente elevada, com taxa de 35% em cada litro de água.

Com essas explicações podemos concluir que a água dos mares é salgada há centenas de milhões de anos, graças a um processo natural do planeta Terra, onde o sal da superfície e das rochas é levado para os oceanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES