Saiba porque as zebras têm listras

Pesquisadores tentam definir a textura da pelagem do animal

Zebra | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que as zebras tem uma linda pelagem todo mundo está cansado de saber. Mas você sabe qual a função das listras do animal? Cientistas acreditam que a “estampa” confunde os mosquitos e insetos que terminam atacando os animais da savana. Como um repelente natural, a pele das zebras é muito mais que estilosa.

Crédito: reuters.

Alguns pesquisadores realizaram experimentos para provar que as listras das zebras confundem os insetos, que preferem pousar em animais de cor uniforme, como os cavalos. O mesmo não acontece quando os cavalos de pelo liso são cobertos com tecidos listrados, ao tempo que as zebras foram atacadas quando utilizados mantos lisos.

"Demonstramos que moscas se aproximam de zebras e de cavalos de cor uniforme em taxas semelhantes, mas que não conseguem pousar sobre zebras --ou tecidos listrados-- porque não conseguem desacelerar adequadamente e, então, passam direto por elas ou literalmente batem nelas e caem", disse o ecologista comportamental Tim Caro da Universidade de Califórnia-Davis, autor da pesquisa publicada no diário científico PLOS ONE.

Existem quatro hipóteses principais sobre as vantagens adquiridas pelas zebras ao desenvolver listras: camuflagem para evitar grandes predadores, uma função social tal qual o reconhecimento individual; termorregulação, com as listras criando correntes de convecção nas costas do animal; e para impedir o ataque de insetos.

"Apenas a última resiste ao escrutínio", disse Caro. "A maioria dos biólogos envolvidos na pesquisa de coloração de mamíferos aceita que essa é a razão pela qual zebras têm listras". Então já sabe, não é? Para escapar das muriçocas, basta usar roupas listradas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES