Saiba o que aconteceria com a Terra caso ela parasse de girar

Muita coisa estranha poderia acontecer se isso se concretizasse

Saiba o que aconteceria com a Terra caso ela parasse de girar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O planeta Terra realiza movimentos constantes para garantir uma série de coisas, como estabilidade, proteção magnética contra os raios solares, e um ano que leva 365 dias. Mas você saberia dizer se caso o nosso planeta parasse de girar?

Nos filmes, a situação foi retirada no Superman, quando ele foi capaz de fazer a terra parar de girar e até mesmo mudar o seu sentido de rotação, para dessa forma “voltar no tempo” e salvar a vida de sua amada.

Mas diferente da ficção, se isso acontecesse, a situação não seria nada boa para os humanos. Primeiramente todos os seres, edifícios, rochas e outras coisas, seriam arremessados da crosta terrestre em uma velocidade equivalente a 1675 km/h ou seja o equivalente a própria velocidade de rotação de nosso planeta. Esse problema é comparado quando um carro freia de repente e o seu corpo é projetado para fora dele. Só que nesse caso, com o “pequeno” detalhe da velocidade de 1675 km/h.

Mesmo com toda essa velocidade, não seriamos arremessados para a camada de ozônio, ou seja para o espaço, mas permitiria que alguém que está próxima a linha do equador por exemplo, fosse arremessada a 465 metros por segundos em direção aos polos, ou 368 metros por segundo.

Nesse primeiro momento as únicas pessoas que sobreviveriam seriam as que que já estão em um dos polos da terra, ou as que estivesse em um avião.

Porém o tempo de vida não seria muito longo por causa dos ventos e tempestades gigantescas aconteceriam nos próximos segundos. Essas tempestades seriam mais intensas que uma bomba atômica, e causariam incêndios por todo o planeta.

Sem a movimentação da terra, os oceanos se locomoveriam e haveriam vários tsunamis gigantescas em direção aos polos do planeta. Nessa sequência núcleo de ferro da terra também iria parar de girar, o que desencadearia o rompimento da barreira magnética que temos e que nos protege dos raios radioativos que vem do sol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES