Uma dúvida pairou no Twitter: o que é a bola gigante que tem no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina? Muitas pessoas ficaram curiosas a respeito da finalidade da estrutura, que chama a atenção de quem passa pela Avenida Campo Maior, que ladeia o muro da principal infraestutura aeroportuária do Piauí.

Veja o tweet:

A reportagem do MeioNorte.Com entrou em contato com a assessoria de comunicação do Aeroporto Senador Petrônio Portella, que explicou a real finalidade da estrutura, que é composta de uma base metálica laranja que segura a bola branca gigante.

Veja:

O Aeroporto de Teresina explica que este equipamento é um radar de vigilância de tráfego aéreo, cuja tecnologia acompanha a evolução das necessidades operacionais nos segmentos civil e militar, além de garantir o cumprimento das regulamentações de segurança de voo de forma a proporcionar uma vigilância segura e precisa tanto nas operações de aproximação quanto em controle de rota. Este radar é operado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil (DECEA).