Saiba o que faz uma pessoa não gostar de um presente

Presentes que ajudam o outro a economizar dinheiro não são bem vistos por quem os recebe, já que despertam o sentimento de inferioridade. Entenda

presente | Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, garante que o pior tipo de presente é aquele que ajuda o outro a economizar dinheiro.

Por mais que seja dado com boa intenção, os cientistas perceberam que esse tipo de presente faz com que a pessoa se sinta inferior. "A maioria de nós acredita que qualquer presente será apreciado, mas a maneira como ele é entegue pode influenciar a como as pessoas se sentem", disse, em comunicado, Grant Donnelly, coautor do estudo e professor assistente de marketing da Universidade Estadual de Ohio.

Presente / Unsplash

A pesquisa, que foi publicada na revista científica Journal of the Association for Consumer Research, também constatou que os melhores presentes são aqueles que fazem as pessoas economizarem tempo. "Ser percebido como ocupado faz com que os indivíduos se sintam importantes e com status", explicou Donnelly.

Para realizar essa descoberta, a equipe preparou três experimentos diferentes. No primeiro, pediu a 405 participantes que escrevessem frases sobre presentes que os ajudaram a economizar tempo e dinheiro. Os resultados mostraram que aqueles que receberam o presente com a intenção de economizar dinheiro tinham mais chances de dizer que o presente os fez se sentirem envergonhados em comparação com aqueles que se lembraram do presente que economizava tempo. "Eles achavam que o presenteador estava dando a entender que não podiam cuidar de si mesmos e eram incompetentes porque precisavam de dinheiro", afirmou Donnelly.

No segundo teste, os cientistas forneceram a 200 estudantes universitários um cartão de presente de US$ 5 da Starbucks para dar a um amigo. Metade deles incluía a mensagem "eu sei que você está estressado por dinheiro ultimamente. Espero que você goste deste cartão-presente, na esperança de economizar". Por sua vez, a outra parte tinha uma mensagem idêntica, trocando a economia de dinheiro por tempo.

Como esperado, os resultados mostraram que aqueles que receberam os cartões destinados a economizar dinheiro tinham emoções mais negativas do que aqueles que receberam os cartões destinados a economizar tempo. Por fim, o terceiro experimento evidenciou que as pessoas que imaginavam receber um cartão-presente com o objetivo de economizar dinheiro tinham maior probabilidade de optar por comprar um item mais caro com esse cartão — possivelmente para aumentar a auto-estima.

É possível que não prestemos atenção na mensagem que passamos quando damos algum presente. Porém, ela pode ser percebida pelo presenteado de uma forma negativa. "Talvez seja melhor dar um presente que economize dinheiro sem reconhecer o motivo, ou encontrar outro objeto que mude o significado", conclui o pesquisador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES