Saiba onde surgiu o primeiro reality de confinamento do mundo

O pioneiro lançou as bases para o sucesso de todos os reality shows que vieram depois

Saiba onde surgiu o primeiro reality show do mundo | Divulgação/Nippon TV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reality shows são uma febre mundial, mas você sabia que a ideia surgiu no Japão? Um dos primeiros foi o Prize Life, parte do programa Denpa Shonen, onde um comediante anônimo, Nasubi, foi desafiado a sobreviver apenas com os prêmios ganhos em sorteios de revistas. E tudo isso na frente das câmeras!

Nasubi, que significa "berinjela", era conhecido por sua aparência esguia desde a infância, mas acabou confinado em um apartamento com um desafio peculiar: ganhar a vida com brindes de revistas. Durante 15 meses, ele encarou privações, momentos de quase insanidade e breves momentos de alegria ao receber entregas de comida.

O programa pode parecer bizarro à primeira vista, mas na verdade, ele lançou as bases para o sucesso de todos os reality shows que vieram depois. O produtor Tsuchiya, uma espécie de Boninho japonês, percebeu que colocar pessoas comuns em desafios extremos cativava a audiência. E funcionou: com patrocínios generosos, o show continuou mesmo após Nasubi atingir seu objetivo de juntar 1 milhão de ienes em prêmios.

BigBrother

O Big Brother foi lançado na Holanda em 1999. Na primeira edição, o programa confinou apenas nove pessoas, que passaram 106 dias dentro de uma casa pequena. Por mais simples que fosse, o formato acertou em cheio, já que 4 milhões de holandeses assistiram à final. O número pode parecer pouco para os padrões brasileiros, mas, naquela época, representava um terço da população de todo o país.

Reality no Brasil

Um ano após a estreia no Reino Unido, o programa foi oferecido a outros países. No Brasil, a proposta foi apresentada primeiramente ao SBT, que teve acesso a todos os detalhes da produção: desde como a casa deveria ser até a disposição das câmeras e os perfis das pessoas a serem selecionadas. No entanto, de última hora, Silvio Santos acabou desistindo do projeto, alegando que estaria acima do seu orçamento. Mesmo assim, o dono do SBT percebeu o potencial de sucesso para a televisão brasileira.

O dono do SBT deu um tiro certeiro, em 2001, estreou no SBT a "Casa dos Artistas", com o mesmo formato do Big Brother, mas com participantes famosos como Supla, Alexandre Frota e Bárbara Paz. O sucesso foi tão grande que a rede Globo não hesitou em fechar um acordo com Endemol — produtora idealizadora do Big Brother. Assim, em 2002, o BBB estreou por aqui.

Inspiração em Orwell

A frase "O Grande Irmão está de olho em você" é um slogan da obra "1984" de George Orwell, que retrata um governo autoritário controlando seus cidadãos.

Publicado em 1949, o romance descreve um futuro distópico onde um governo totalitário supervisiona tudo, com o Big Brother sendo idolatrado e conhecendo as ações das pessoas.Há uma semelhança notável com o programa de TV, inspirado na obra de Orwell para desenvolver seu formato. Na TV e na distopia, as pessoas são observadas diariamente e julgadas por seus atos, embora, na realidade, uma pessoa possa sair milionária ao final do processo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES