Saiba por que existem tantas fontes com meninos fazendo xixi - A história do xixi na arte clássica

A verdade é que a figura artística de um menino ou mesmo um homem fazendo xixi pode significar muitas coisas. - A história do xixi na arte clássica

Slide 2 de 4
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A história do xixi na arte clássica

Uma estátua chamada Manneken Pis, que está em Bruxelas, na Bélgica, mostra um menino fazendo xixi. Segundo os estudiosos, ela pode ter várias explicações. É possível que a estátua represente o duque Godfrey III urinando sobre os soldados inimigos, mas pode mostrar uma criança apagando um incêndio que destruiu uma vez a cidade. Ninguém sabe dizer ao certo.

Mas entender esta história envolve também compreender por que tantas obras da Antiguidade representavam homens exibindo seu pênis. Era, obviamente, uma exibição bem explícita da virilidade masculina. Há, inclusive, fontes que mostram homens adultos derramando água de seus órgãos sexuais, tirando qualquer conotação da inocência e da pureza associadas às estátuas infantis.

Contudo, acredita-se que a imagem clássica do menino urinando pode ter surgido na época do Renascimento, repetindo um elemento que já existia na arte romana: a quantidade de pinturas de querubins, que seriam os anjos de alta hierarquia que ficavam apenas abaixo de Deus.(Fonte: Puzzle Garage)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES