Saiba porque ficamos corados quando sentimos vergonha

Reação é provocada pelo sistema nervoso

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sabe aqueles momentos nos quais você se encontra em alguma situação embaraçosa e, para piorar ainda mais as coisas, você fica com o rosto todo vermelho, deixando em evidência toda a sua vergonha?

Todo mundo já passou por isso e, de acordo com o pessoal do Asap Science, trata-se de um reflexo involuntário, e incontrolável, provocado pelo sistema nervoso simpático, aquele que é responsável pelas respostas de luta ou fuga em situações de estresse.

Quando nos encontramos em situações como essas, ocorre uma liberação de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco e respiratório, além de provocar a dilatação das pupilas e o redirecionamento da energia para os nossos músculos. Acontece que a vergonha que sentimos em momentos embaraçosos não deixa de ser um estresse, só que emocional, e é por essa razão que sentimos as mesmas reações que acabamos de descrever.

A descarga de adrenalina também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos para melhorar o fluxo de sangue e oxigênio, o que, por sua vez, faz com que as nossas bochechas, e às vezes até o rosto inteiro, fiquem coradas. Mas, então, você deve estar se perguntando por que é que todo o nosso corpo não fica vermelho nessas situações.

O interessante é que apesar de as nossas veias normalmente não reagirem à adrenalina, as que se localizam nas faces reagem, e essa resposta é exclusiva dos seres humanos. Outro fato interessante é que os cientistas não sabem ao certo por que é que ficamos corados e, segundo o Asap Science, até mesmo Darwin se sentia intrigado, dizendo que essa era a mais peculiar e a mais humana de todas as expressões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES