Saiba porque sentimos muito frio quando estamos com febre

Saiba também porque suamos quando ela está passando

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ter febre alta é algo extremamente desagradável e que já aconteceu com quase todo mundo. Quando a temperatura do corpo fica mais alta do que o normal, além de diversos desconfortos, o que sentimos também é muito frio, mas por que será que isso acontece?

A febre, como qualquer termômetro pode nos mostrar, é o aumento da temperatura corporal, e isso ocorre geralmente por causa de infeções, doenças autoimunes, reações a alguns medicamentos e até por causa da formação de coágulos sanguíneos e de câncer.

Como essas condições podem desencadear uma resposta inflamatória do corpo, a temperatura acaba aumentando mesmo, e as moléculas chamadas pirogênios são as principais responsáveis por fazer com que o cérebro produza a febre.

A região cerebral do hipotálamo serve também como uma espécie de termostato do corpo. É o hipotálamo que nos passa a mensagem de calor e que nos faz ter tremores, arrepios e constrição dos vasos sanguíneos na superfície da pele. É por causa disso que sentimos frio e a necessidade de buscar cobertores.

A verdade é que, quando estamos com febre, o hipotálamo nos faz ter a mesma reação de quando estamos com temperatura menor do que 37ºC. Todo esse mal-estar é provocado justamente para que percebamos que há algo de errado e que precisamos tomar alguma providência.

Quando os pirogênios somem da corrente sanguínea, no caso de febres intermitentes, o hipotálamo percebe essa variação de temperatura e faz com que o corpo resfrie, por isso começamos a suar muito quando a febre está quase passando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES