Saiba porque você pode suar frio e como se cuidar

O suor frio é sintoma de outros fenômenos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se o suor em situações de calor é corriqueiro, nas quais o corpo trabalha com a secreção para resfriar nossa temperatura, o suor frio é sintoma de outros fenômenos – mais complexos e eventualmente até mais perigosos do que simplesmente um dia quente. Trata-se de uma reação do organismo para geralmente nos proteger de situações de perigo – mas não somente.

O suor frio pode ocorrer também em situações de privação de oxigênio, assim como em uma série de casos de doenças mais complexas, como infecções ou hipotensão. É por isso que a recorrência de tal reação corporal deve sempre ser devidamente observada por um médico. Há, porém, uma série de causas comuns ao suor frio:

Hipotensão

Também conhecida como pressão baixa, a hipotensão pode provocar a diminuição do oxigênio no cérebro e outros órgãos. Em tais casos, o suor frio costuma ser acompanhado de tontura, fraqueza, palidez e até um desmaio eventual. Para amenizar uma crise de hipotensão, é recomendada a ingestão de líquidos e elevar as pernas acima do tronco.

Estresse

Situações de estresse podem levar o corpo a produzir suores frios, em especial nas mãos, na testa, pés e axilas. O estresse também pode trazer tensões musculares e mal estar. Existem diversas maneiras de combater o estresse e a ansiedade – das mais simples, como banhos mornos e chás, ao acompanhamento terapêutico e eventuais medicamentos em casos mais extremos.

Hipóxia

A diminuição da chegada de oxigênio nos tecidos do corpo, também conhecida como hipóxia, pode acompanhar de suores frios os sintomas de falta de ar, fraqueza, confusão mental e tontura. Os casos mais graves podem levar ao desmaio e até ao coma, e os motivos podem ser problemas de circulação, intoxicação, estar em locais de altitude extrema ou doenças pulmonares – e é determinante correr ao pronto-socorro em tais casos.

Choque

O evento de um trauma, pancada ou mesmo reação alérgica pode provocar um estado de choque – e, com isso, queda de oxigênio. Palidez, náuseas, tontura e ansiedade podem ser acompanhadas de suores frios. Em todo modo, é aconselhável a ida ao hospital para conter tal processo.

Situações mais extremas, como infecção generalizada ou hipoglicemia para diabéticos também podem provocar o suor frio. De modo geral, portanto, a reincidência de tal reação corporal deve sempre ser acompanhada devidamente por um médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES