Saiba quais fenômenos astronômicos estão previstos para o mês de julho

A Lua cheia de julho, que também é a terceira Superlua do ano, será um dos principais eventos astronômicos do mês.

Fenômeno da Superlua | Marcello Casal Jr.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fenômenos astronômicos estão previstos para acontecer neste mês de julho. A Lua cheia de julho, que também é a terceira Superlua do ano, será um dos principais eventos astronômicos do mês.

Superlua está prevista para o início do mês de julho | FOTO: Marcello Casal Jr. 

Na próxima segunda-feira (4), a Terra estará posicionada em afélio - o ponto da órbita em que se registra a maior distância possível do Sol. A Lua dos Cervos inicia o ciclo no dia 6 de julho, quando entra na fase de quarto-crescente. O perigeu - fase em que o satélite natural está mais próximo da Terra e que caracteriza a Superlua - se dá no dia 13 de julho, dia em que o fenômeno atinge o ápice.

Chuva de meteoros

Julho reserva ainda a Delta Aquáridas Austrais, uma chuva de meteoros que poderá ser observada da última semana do mês até meados de agosto. Durante o fenômeno, será possível observar os rastros deixados pelos agrupamentos de cometas Marsden e Kracht. O evento poderá começar entre 12 e 14 de julho, e atingir o ápice nos dias 28 a 29. 

Visibilidade dos fenômenos no Brasil

O inverno de 2022, iniciado em 21 de junho, é a época mais propícia para observações astronômicas. Com a queda da umidade atmosférica, os céus sem nuvens e as noites mais longas facilitam a captação de luzes estelares. Dessa forma, moradores de todas as regiões do Brasil poderão observar a chuva de meteoros.

Conjunções lunares

Além das observações, o mês também reserva eventos astronômicos para aqueles que possuem crenças relacionadas ao posicionamento dos astros. Saturno, Júpiter, Mercúrio, Marte e Vênus terão conjunções lunares que poderão ser observadas no céu da manhã. Veja o calendário da Nasa:

Conjunção:    Poderá ser Observada em:

  • Saturno e Lua    15 de julho
  • Júpiter e Lua    18 de julho
  • Marte e Lua    21 de julho
  • Vênus e Lua    26 de julho
  • Mercúrio e Lua    29 de julho

A agência aeroespacial norte-americana Nasa também preparou um guia de eventos para o mês de julho, que pode ser assistido no canal da instituição (em inglês).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES