Saiba quais são as datas de aniversário mais raras do Brasil

Com base nos dados oferecidos pelo Ministério da Saúde, é possível identificar quais são as datas de aniversário mais raras do país.

Datas raras de aniversários no Brasil | Pexels
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano possui 365 dias e ao longo dele, existem as datas em que há menos nascimentos. Com base nos dados oferecidos pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde, é possível identificar quais são as datas de aniversário mais raras do país.

O recorte utilizado para este levantamento partiu de dados que se iniciam em 1996. O fato mais impactante é que esses dias estão concentrados em feriados ou coincidem com os festejos de fim de ano. Ficou curioso? Confira.

10. 1º de janeiro

O dia que abre o ano, a cada 365 dias, é o que contém a menor proporção de nascimentos no Brasil, em relação à média diária, segundo dados do Sinasc.

A taxa de nascimentos em 1º de janeiro é 12,43% menor que a média diária nacional, colocando o dia em 10º lugar. Imaginando que um trabalho de parto pode levar horas desde o momento de internação da mãe, é até compreensível a tentativa de evitar a data.

1º de janeiro é uma das 10 datas mais raras de nascimentos | FOTO: Pexels

9. 7 de setembro

Outro dia pouco badalado entre os bebês é o da Independência do Brasil. Sim, o 7 de setembro é a 9ª data mais rara de aniversários no país.

Segundo o levantamento dos dados do Sinasc, a taxa de nascimento neste dia é 14,22% menor que a média diária.

8. 30 de dezembro

Mesmo o dia 30 de dezembro não sendo feriado, ele se encaixa na categoria de datas raras de aniversários por estar no período próximo às festas de fim de ano.

Pessoas como o ator Selton Mello sopram velinhas neste dia, cuja incidência de nascimentos é 14,68% menor que a taxa diária do país.

7. 12 de outubro

Apesar de ser o dia ser das crianças (ok, também da Padroeira do Brasil), o 12 de outubro é a 7ª data com menor índice de nascimentos no país.

De acordo com o levantamento de dados feitos no sistema do Ministério da Saúde, este dia tem uma proporção 15,76% menor.

6. 15 de novembro

O dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República é mais um feriado que comprova a premissa que colocamos na introdução desta lista: menos pais e mães dispostos a terem filhos neste dia. Dados apontam que há 17,38% menos nascimentos que a média diária nacional.

5. 29 de fevereiro

Você certamente estava esperando a chegada do 29 de fevereiro, até imaginava que ele seria a data mais rara, certo? Ainda que integre a lista, esse dia que só ocorre a cada 4 anos, nos chamados anos bissextos, não é o mais incomum.

Dados apontam que o 29 de fevereiro possui uma proporção de nascimentos 19,75% menor que a média diária nacional, garantindo o 5º lugar da lista.

4. 24 de dezembro

Véspera de Natal, família preparando a ceia, era de se esperar que pais, mães e médicos não estivessem muito interessados em colocar uma criança no mundo bem neste dia.

O 24 de dezembro entra para as estatísticas justamente por circundas as festas de fim de ano. Sua proporção de nascimentos é 23,85% menor.

3. 31 de dezembro

O dia 31 de dezembro, último dia do ano, fica no 3º lugar das datas de aniversário mais raras. A data possui proporção 25,52% menor que a média diária de nascimentos no Brasil.

Dia 31 de dezembro é uma das datas com menos nascimentos no país | FOTO: Pexels

2. 2 de novembro

À primeira vista, chamou a atenção o feriado de Finados estar no 2º lugar de datas de aniversário mais raras do Brasil. Os dados do Sinasc indicam que a data possui 26,54% menos nascimentos que a média diária.

1. 25 de dezembro

Pois é, se você não é Jesus Cristo, mas também nasceu no dia 25 de dezembro, meus parabéns. Seu aniversário é o mais raro do país.

Uma das principais datas do varejo, o dia também é feriado, pós-ceia, certamente um grande motivador para que seu índice de nascimentos seja 29,67% menor que a média diária nacional. 

Com informações do Mega Curioso



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES