Saiba quem inventou o airbag

confira quem inventou o airbag

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O airbag é um item de segurança dos automóveis, muito eficiente para proteger os passageiros. O dispositivo é uma bolsa de ar que ameniza o impacto no momento de uma batida.

O airbag foi inventado há 27 anos. O sistema foi apresentado ao mundo pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em 1987. O primeiro carro com airbag foi o Classe S (série 126).

Antes da invenção do airbag oficial, o Classe S já tinha testado um dispositivo semelhante em 1981. O Sistema de Retenção Suplementar (SRS) fazia parte de um conjunto que protegia o motorista, um tipo de segurança extra.

As pesquisas que resultaram na criação do airbag começaram em 1960. O dispositivo usa sensores que detectam uma colisão. Depois disso, o airbag é inflado em milésimos de segundo. A bolsa do airbag é feita com um tecido especial que evita o choque do passageiro com o painel frontal do veículo.

O airbag para passageiro foi lançado em 1987. O dispositivo começou a se popularizar depois que o item se tornou um opcional em modelos sedãs e cupês da Classe C. A Mercedes-Benz foi uma das primeiras a oferecer o airbag para o passageiro em modelos de médio porte.

O airbag para o motorista se tornou um item de série em 1992. Com o tempo, o dispositivo foi sendo aprimorado. Hoje, existem airbags laterais para a cabeça e para o tórax e até airbags adaptativos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES