Saiba todos os sintomas e tratamentos das micoses e herpes

A água de piscinas e até do mar pode acabar escondendo bactérias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Férias de verão pedem a combinação sol, calor, praia ou piscina. O problema é que esse mesmo conjunto, combinado com o excesso de suor, eleva o risco de doenças de pele como as micoses e herpes simples. E se você não se preveniu enquanto estava viajando, agora é a hora de cuidar dos problemas.

De acordo com a Dra. Elisabeth Barbosa, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a água de piscinas e até do mar pode acabar escondendo bactérias, fungos e vírus que causam doenças como impetigo, as micoses e a herpes. “Cada uma se apresenta de uma forma peculiar, que varia desde vesículas com conteúdo purulento, até lesões pruriginosas  – que coçam – entre dedos dos pés e virilhas.”

O tratamento varia de acordo com o problema. A especialista explicou que para uma infecção por bactérias, como o impetigo, se usa antibióticos. Já no caso de fungos, um antifungos e por vírus, antivirais. Apenas um especialista pode indicar o remédio correto.

Herpes simples                                          

A doença contagiosa é causada pelo vírus HSV, vírus do herpes simples humano. Podem ocorrer lesões orais e genitais após o contato direto da pele e das mucosas com uma pessoa infectada.

A infecção causa bolinhas que se agrupam como um cacho de uva e rapidamente evoluem para feridas. Na primeira vez, pode acompanhar febre, dor de cabeça, surgimento de ínguas, rigidez da nuca, dor para urinar e secreção vaginal. Quando ocorre após essa infecção primeira, os outros sintomas costumam ser muito leves ou até ausentes.

A pessoa pode apresentar a infecção até mais de oito vezes por ano, sempre no mesmo local. Normalmente, a herpes volta a aparecer quando ocorre quadros de queda da imunidade, estresse, exposição prolongada ao sol, febre, outras infecções, menstruação ou trauma local.

O melhor é iniciar o tratamento o quanto antes para evitar as complicações da herpes. As bolhas não devem ser estouradas, e o paciente deve evitar beijar ou entrar em contato muito próximo com outras pessoas para evitar a transmissão – principalmente no caso de crianças.  No caso do problema atingir a área genital, deve-se evitar relações sexuais. O médico pode indicar antivirais orais ou tópicos

As infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos são classificadas como micoses. Elas se dividem em diferentes tipos, de acordo com a SBD, e cada uma tem seu tratamento.

A pitiríase versicolor, por exemplo, surge como manchas brancas, descamativas e que podem estar agrupadas ou isoladas. Normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. O tratamento pode ser feito com medicamentos antifúngicos tópicos ou orais.

Prevenção

Dra. Elisabeth Barbosa orienta que, quando uma pessoa estiver na praia, observar as áreas próprias para banho e a presença de animais. “No caso de aparecimento de lesões de pele não frequentar ambientes aquáticos para evitar a veiculação.”

Já nos clubes, é essencial exigir o exame de pele periódico. Apesar de ser chatinho, parecer uma preocupação desnecessária, é super importante para evitar a transmissão das doenças de pele. “É necessário que as autoridades sanitárias fiscalizem os clubes para que a população fique protegida dos riscos.”

Hábitos como secar bem as dobras do corpo, como as axilas, virilhas e os dedos dos pés, também são importantes para se evitar as micoses. É preciso evitar contato prolongado com água e sabão e nunca andar descalço em locais que estão constantemente úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas. Os especialistas indicam evitar também roupas molhadas por muito tempo, compartilhar toalhas, roupas, escovas de cabelo e bonés, usar calçados fechados por longos períodos e roupas muito quentes e justas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES