Saúde Ocular: Cuidados simples para manter a visão saudável

Oftalmologista dá dicas e aborda a prevenção de lesões e doenças

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

Atualmente as deficiências nos olhos atingem 314 milhões de pessoas no mundo, segundo o Ministério da Saúde. Este número poderia ser menor, se medidas simples de prevenção fizessem parte da rotina. Evitar coçar, usar óculos específicos com proteção ultravioleta e não abusar do uso de celulares e de computadores, por exemplo, auxiliam para que a visão esteja protegida de lesões.

O oftalmologista, Roberto Tadeu Ferreira, alerta sobre alguns hábitos que interferem na saúde dos olhos. “Fumar não é apenas prejudicial aos pulmões, pode também ocasionar a degeneração da retina com grande perda visual, de aproximadamente 90%. Além disso, doenças sistêmicas, como o diabetes e a hipertensão arterial, que são possíveis de controlar, podem causar danos na retina e provocar a perda da visão”, explica.

Além de patologias e acidentes mais complexos, a irritação nos olhos também é uma queixa constante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a poluição aumenta drasticamente todos os anos e essas impurezas contidas no ar estão diretamente ligadas à lubrificação e saúde da visão. Um estudo feito por uma universidade em São Paulo comprovou que os micro-organismos presentes na atmosfera afetam as lágrimas e desequilibram as funções protetoras. Logo, os olhos secam e ficam mais suscetíveis a problemas. “Essas coceiras podem gerar irregularidade na córnea e desenvolver ceratocone, condição em que a córnea se curva para fora”, conta o especialista.

Pensando em contágio, o oftalmologista chama a atenção para o uso de maquiagem. “Ressalto a importância de sempre retirar os resíduos para dormir para evitar irritação. E não compartilhar lápis de olho, máscara de cílios, pincéis de sombra, delineadores, entre outros itens, pois o contato com artigos contaminados aumenta o risco de conjuntivite infecciosa e terçol”.

“Conforme a OMS, o glaucoma é a maior causa de cegueira no mundo e não dá sinais ou sintomas. Dessa forma, reforçamos como os olhos são órgãos delicados e merecem um cuidado especial, tanto quanto as outras áreas do nosso corpo”, ressalta o médico. “Realizar uma visita periódica ao oftalmologista, com consulta pelo menos uma vez por ano, para quem não tem patologias diagnosticadas, e realizar exames nesse mesmo período é essencial para manter sua visão saudável”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES